Lionel Messi segue fazendo história em sua última Copa do Mundo. No jogo contra a Holanda, pelas quartas de final do torneio, o camisa 10 igualou a marca de Batistuta, o maior artilheiro da Argentina em Copas do Mundo, com 10 gols em Mundiais defendendo a Albiceleste.
O craque marcou de pênalti o segundo gol dos argentinos, aos 28 minutos da etapa final, que, por um momento, pareceu que definiria a classificação dos hermanos para a semifinal da Copa. Os holandeses, no entanto, conseguiram buscar um empate, inclusive com um gol nos últimos instantes dos acréscimos.
Na prorrogação, o placar ficou no 0 a 0, levando a disputa para os pênaltis. Messi voltou a marcar de pênalti, assim como Paredes, Montiel e Lautaro. O herói da noite acabou se tornando o goleiro argentino Emiliano Martínez, que pegou dois pênaltis da Holanda.
Assim, os hermanos seguem para a semifinal contra a Croácia, e Messi vai ter a chance de se tornar o artilheiro isolado da Argentina em Copas.
Detentor do título de artilheiro desde 2002, Gabriel Batistuta foi ídolo da Fiorentina, com passagens também por Roma, River Plate e Boca Juniors., tendo defendido a seleção sul-americana nas Copas de 1994 e 1998.