Com mais oito jogos pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, este fim de semana traz de volta ao campo seleções que deram o que falar com suas estreias, positivamente ou nem tanto.
No sábado (26), o dia começa tranquilo, às 7h, com embate entre Tunísia e Austrália. Logo em seguida, às 10h, contudo, a temperatura já aumenta, com o confronto entre Polônia e Arábia Saudita. No período da tarde, a favorita França retorna para partida com a Dinamarca, às 13h. E, fechando o dia, às 16h, o destino da Argentina, que corre o risco de eliminação precoce, é decidido em duelo com o México.
O domingo (27), enquanto isso, mostra o retorno do Japão, uma das zebras da primeira fase, em partida às 7h com a Costa Rica. Às 10h, o confronto é da Bélgica com Marrocos. A tarde começa com Croácia e Canadá, às 13h, e chega ao fim com a esperada disputa entre Espanha e Alemanha, às 16h.
A seguir, GZH apresenta três destaques para ficar de olho ao longo do fim de semana.
1) As zebras
Ninguém imaginava que, depois de começar a partida perdendo, a Arábia Saudita acabaria virando o jogo para cima da bicampeã mundial Argentina. E menos pessoas ainda imaginaram que o mesmo aconteceria no dia seguinte, com o Japão virando o jogo para cima da tetracampeã mundial Alemanha. Mas foi o que ocorreu na última semana.
Agora, tanto os árabes quanto os japoneses têm o desafio de mostrar que suas vitórias não foram fruto de um golpe de sorte. A Arábia Saudita é a primeira a entrar em campo, às 10h de sábado, contra a Polônia. Os polacos não fizeram uma boa estreia e ficaram no 0 a 0 com o México, mas tem ao seu favor o craque Lewandowski, que pode desequilibrar a partida. O Japão, por sua vez, parece ter uma tarefa mais simples à sua frente, encarando às 7h de domingo a Costa Rica, seleção que levou sete gols da Espanha na última quarta-feira (23).
Vale a pena ficar ligado no desempenho de ambos os times, que podem incomodar outras seleções tradicionais ao longo do torneio.
2) As favoritas
Por falar em goleada, o final de semana também coloca de volta no gramado duas seleções que deram um passeio na primeira rodada e merecem a atenção do torcedor.
A primeira delas é a atual campeã da Copa do Mundo, que enfrenta a Dinamarca às 13h. Os franceses devem ter uma partida mais difícil do que sua estreia frente aos australianos, que acabou 4 a 1, mas são os favoritos para o jogo — uma nova zebra, é claro, pode sempre aparecer.
O mesmo pode ser dito sobre os espanhóis, campeões do mundo em 2010, mas que chegaram ao Catar com uma nova (e jovem) geração, que passou por cima da Costa Rica sem pisar no freio. No domingo, a partir das 16h, eles enfrentam a Alemanha que, mesmo após a derrota para o Japão na estreia, tem toda a chance (e desejo) de dificultar a vida da Espanha.
3) Os vexames
Por fim, vale a pena ficar de olho nos resultados da Alemanha e da Argentina porque o desempenho delas nos jogos deste fim de semana deve selar seu destino na Copa do Mundo de 2022. Após a derrota na estreia, perder uma segunda partida já não é uma opção para as campeãs mundiais, a menos que elas estejam prontas para dizer adeus ao Catar. Ao mesmo tempo, desempenhos mais convincentes podem colocar as equipes mais uma vez entre as favoritas ao título.
A Argentina é a primeira a ser colocada à prova, em partida contra o México neste sábado (26), às 16h. A equipe de Gerardo Martino vem de um empate em 0 a 0 com a Polônia e também estará em busca de uma vitória para seguir viva na competição. Já a Alemanha, como citamos acima, enfrenta os favoritos espanhóis no domingo, também às 16h.