A Copa do Mundo é recheada de histórias para contar. Diversos jogadores, em momento iguais ou diferentes, dividem momentos marcantes na maior competição de seleções do planeta.
GZH relembra os irmãos que já atuaram na Copa, sejam em momentos distintos ou na mesma edição, em mesmas equipes ou não, com direito a enfrentamento direto em campo.
Estarão juntos no Catar
Lucas e Theo Hernández
Os irmãos defensores Lucas e Theo Hernández representam a França nesta edição da Copa. É a segunda vez que o zagueiro do Bayern de Munique está entre os convocados da seleção, enquanto o lateral do Milan estreia em seu primeiro Mundial.
Nenhum dos dois foi constantemente titular da equipe de Didier Deschamps durante este último período de preparação, porém, Theo tem mais chances de jogar, visto as lesões de outros laterais-esquerdos.
Iñaki e Nico Williams
Os irmãos do Athletic de Bilbao, Iñaki e Nico Williams, disputarão a competição por seleções diferentes. O primeiro atuará por Gana e o segundo, pela Espanha, dividindo assim, a torcida de seus pais.
Esta será a primeira vez de ambos os atletas na Copa do Mundo. Após a seleção ganesa chamar Iñaki para a lista de relacionados, a Espanha convocou Nico. Devido a isso, a imprensa internacional especula que a ida do Williams mais novo à seleção campeã mundial de 2010 tem relação com a "perda" do mais velho para a equipe africana.
Vanja e Sergej Milinković-Savić
Companheiros de Sérvia, os irmãos Sergej e Vanja Milinković-Savić, de 27 e 25 anos, respectivamente, estão cotados para serem titulares da seleção que estreia na competição contra o Brasil, na quinta-feira (24), às 16h.
O meio-campista Sergej joga atualmente na Lazio, enquanto Vanja é o goleiro do Torino, da Itália. O irmão mais velho chega a sua segunda Copa, enquanto o mais novo, estreia no mundial de uma equipe que vem crescendo nos últimos amistosos preparatórios.
Eden e Thorgan Hazard
Em 2014, Eden esteve na edição disputada em território brasileiro. Thorgan, por sua vez, ficou na lista de suplentes. Ambos os jogadores fazem parte da famosa geração de ouro belga, que sonha em conquistar seu primeiro título mundial no Catar.
André e Jordan Ayew
André e Jordan Ayew, de 32 e 31 anos, respectivamente, atuam como titulares da seleção de Gana e estarão no Catar. Com a seleção fora da Copa da Rússia, esta será a segunda vez que os irmãos estarão lado a lado na maior competição de seleções do futebol mundial.
Em 2014, ambos estiveram na lista de relacionados. Quatro anos antes, na Copa da África do Sul, apenas André Ayew foi selecionado.
Outros irmãos em Copas
Algumas pessoas não sabem, mas Sócrates e Raí são irmãos. O ídolo do Corinthians esteve na Copa de 1982, naquele mágico Brasil, e 1986. Já o ídolo do São Paulo esteve na Copa de 1994.
Em 2014, Jerome e Kevin-Prince Boateng representaram as seleções da Alemanha e Gana, respectivamente. O primeiro esteve no plantel que venceu a competição. Os dois irmãos chegaram a se enfrentar na fase de grupos, ambos titulares, em um empate por 2 a 2 no Castelão, em Fortaleza.
Outro caso recente é dos uruguaios Carlos Sanchez e Nicolas De la Cruz. O meia do Santos esteve na equipe de Óscar Tabárez, em 2018. Agora, na equipe de Diego Alonso, o atleta do River Plate está na lista de convocados.
Foram da edição no Catar, devido punições da Rússia por conta da guerra na Ucrânia, a última nação a sediar a Copa contou com dois irmãos gêmeos em seu plantel: Anton e Aleksei Miranchuk.
Mais antigamente, os irmãos Ronald e Frank de Boer estiveram juntos na seleção holandesa e em equipes como Ajax e Barcelona, entre o final dos anos 1980 e durante os anos 1990. Outros irmãos holandeses, Erwin e Ronald Koeman, (próximo técnico da Laranja Mecânica), jogaram juntos na Copa de 1990. Inclusive, ambos estarão juntos na comissão técnica da seleção após o mundial no Catar.
Completando a longa lista de atletas com irmãos que atuaram em Copas estão os mexicanos Jonathan e Giovani dos Santos, do México, Fe Brian e Michael Laudrup, da Dinamarca.