Os irmãos Iñaki e Nico Williams, ambos do Athletic de Bilbao, disputarão a Copa do Mundo no Catar por seleções diferentes. O primeiro atuará por Gana e o segundo pela Espanha.
Em entrevista ao jornal Marca, os irmãos projetaram como será a competição para eles e para seus pais, que, teoricamente, terão de dividir a torcida. Mas Iñaki, o mais velho, diz estar convicto sobre quem terá a preferência dos familiares.
— Certamente ela (mãe) sentiu uma série de sentimentos por seus filhos. Eu sempre digo que nós dois fazemos tudo isso pelos nossos pais, por tudo que eles fizeram por nós. Estamos fazendo história. Ele já sabe (para quem seus pais vão torcer), sempre com o mais velho — disse o atacante de 28 anos.
Grupo E: as chances de Espanha, Alemanha, Costa Rica e Japão de vencerem a Copa do Mundo
Iñaki preferiu atuar pela seleção ganesa nesta edição de Copa, afim de "se encontrar com as raízes". O atleta chegou a jogar na base da Espanha, em 2016. Nico, que foi convocado pelo técnico da seleção espanhola, Luís Henrique, afirmou que seu irmão o contou sobre a decisão na época.
— Tivemos conversa em que ele me disse que tinha decidido jogar por Gana. Quero que meu irmão tenha sucesso em Gana e no Athletic. Seus gols e assistências mostram o quão bem ele está fazendo as coisas. Espero que ele faça um ótimo trabalho com sua seleção — desejou o atacante de 20 anos.
Inãki "convocou" Nico?
Após a seleção ganesa chamar Iñaki para a lista de relacionados, a Espanha convocou Nico. Devido a isto, a imprensa internacional especula que a ida do Williams mais novo à seleção campeã mundial em 2010 tem relação com a "perda" do mais velho para a equipe africana.
Caso não é inédito em Copas
Em 2014, no Brasil, Jerome e Kevin-Prince Boateng jogaram pelas seleções da Alemanha e Gana, respectivamente. O primeiro esteve no plantel que venceu a competição na ocasião. Os dois irmãos chegaram a se enfrentar na fase de grupos, ambos titulares, em um empate por 2 a 2 no Castelão, em Fortaleza.
Sobre a possibilidade de se enfrentarem durante a competição, Nico falou que não seria fácil para eles:
— Bem, a verdade é que seria um pouco difícil para mim. Sempre jogamos juntos, exceto em jogos de bairro. Seria bom e espero que aconteça, mesmo que seja difícil lá em casa.