A Costa Rica cancelou o amistoso que faria nesta quinta-feira (17) contra a seleção do Iraque em preparação para a Copa do Mundo. Segundo a imprensa local, o motivo seria um desentendimento ocorrido enquanto a seleção caribenha cruzava a fronteira entre Kuwait e Iraque.
A informação do jornal Columbia Deportiva é a de que os jogadores da Costa Rica não queriam receber o carimbo iraquiano, com receio de que isso poderia trazer proibições no retorno de alguns deles aos Estados Unidos, país onde jogam profissionalmente. Três deles, inclusive, atuam na Major League Soccer (MLS) —Daniel Chacón, Bryan Oviedo e Ronald Matarrita.
— Não tem jogo, voltamos para o Kuwait. Já conseguimos sair dos 100 ou 200 metros que havíamos entrado no Iraque, mas vamos voltar para o Kuwait, estamos esperando os itens que passaram em um caminhão que saiu porque era um caminhão do Iraque — disse Gina Escobar, assessora da seleção ao Columbia Deportiva.
Segundo a imprensa, a federação havia negociado a dispensa do carimbo na entrada no Iraque, algo que não teria sido cumprido pelas autoridades da fronteira e que teria motivado o desentendimento.
A delegação da Costa Rica já retornou ao Kuwait. A seleção estreia na Copa do Mundo na quarta-feira, dia 23 de novembro, contra a Espanha, pelo Grupo E.