A Fifa sorteou na sexta-feira (1º) os grupos da Copa do Mundo do Catar, que será disputada de novembro a dezembro deste ano. O Brasil, que vai em busca do hexacampeonato, está no Grupo G, ao lado da Sérvia, da Suíça e de Camarões.
A estreia da Seleção Brasileira ocorrerá no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, no Estádio de Lusail, em Lusail, com capacidade para 80 mil torcedores. O local já está pronto, mas é o único dois oito palcos do Mundial de 2022 que ainda não foi inaugurado.
Com custo próximo dos R$ 3 bilhões para ser erguido, após a competição o espaço será transformado em comunitário e contará com escolas, lojas, cafés, instalações esportivas e clínicas de saúde. Os brasileiros voltarão ao Lusail na rodada final da fase grupos, no dia 2 de dezembro, diante de Camarões.
Antes, na segunda rodada, os comandados de Tite enfrentarão a Suíça, em 28 de novembro, no Ras Abu Aboud, também conhecido como Estádio 974, em Doha. A arena, que comporta 40 mil torcedores e está localizada às margens do Golfo, foi construída com contêineres de transporte, assentos removíveis e outros blocos de construção modulares.
Se avançar como primeiro
Se garantir a classificação como líder da chave, o Brasil jogará contra o segundo colocado do Grupo H no Estádio Ras Abu Aboud. Caso avance, o caminho até a decisão passará ainda pelo Estádio Education City, nas quartas de final, e Estádio de Lusail, nas semifinais e final.
Se avançar como segundo
Se garantir a classificação como segundo da chave, o Brasil jogará diante do primeiro colocado do Grupo H no Estádio de Lusail. Caso avance, o caminho até a decisão passará ainda pelo Estádio Al Thumama, nas quartas de final, Estádio Al Bayt, nas semifinais, e novamente o Estádio de Lusail, na final.