As três rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas disputadas nesta primeira semana de setembro devem encaminhar a classificação do Brasil para a Copa do Mundo de 2022 com antecedência. Depois de derrotar o Chile na quinta (2) e superar o recorde histórico de seis vitórias seguidas de João Saldanha, em 1969, Tite pode aumentar ainda mais a vantagem sobre a segunda colocada Argentina.
Para vencer os hermanos e abrir nove pontos, a Seleção contará com as opções de Everton Ribeiro e Gerson — para que a final da Copa América não se repita. O atacante do Flamengo estava convocado, mas não se recuperou de lesão a tempo, enquanto o volante estava na pré-lista da Olimpíada, mas também não foi liberado pelo Olympique de Marseille. Ambos se credenciaram pelas atuações contra o Chile para brigar por uma vaga no time que encara a Argentina em São Paulo neste domingo (5).
— Oportunidades nós tivemos, mas faltou um pouquinho de coordenação dos movimentos. Faltou um pouquinho mais de entrosamento, numa equipe que mal se ajustou, que nunca jogou junto, no primeiro e no segundo tempo — disse Tite, ponderando sobre a atuação mesmo com o placar positivo em Santiago, na coletiva concedida na manhã de sexta.
A falta de entrosamento se dá pelas ausência dos jogadores de times ingleses. Roberto Firmino, Gabriel Jesus, Fred e Fabinho são alguns dos que não vieram defender a Seleção por conta das restrições britânicas. Assim, abriram espaço para Everton Ribeiro e Gerson terem mais minutos em campo.
A atuação no Chile
Gerson e Everton entraram no jogo depois do intervalo e mudaram a cara da equipe. Com menos espaço do que tinha no Flamengo, Gerson desempenhou função mais defensiva à frente da área. Com a mesma qualidade e mobilidade que tem no time carioca, Everton apareceu na área para marcar o gol da vitória, aproveitando rebote do chute de Neymar bloqueado pelo experiente goleiro Claudio Bravo.
— Eu tenho que pensar em continuar trabalhando. Se for para ser, estou preparado. Senão, vou continuar trabalhando forte, porque quem está jogando tem qualidade — projetou Gerson, depois da estreia com a camisa da pentacampeã.
De volta ao Brasil, o duelo contra os argentinos, na Arena Corinthians, na noite de domingo, pode ser a revanche depois da Copa América conquistada pelo time de Messi sobre a Seleção, em pleno Maracanã. Ainda que a classificação das Eliminatórias não se altere em caso de nova vitória castelhana no país do futebol, a distância entre líder e vice cai para três pontos - estragando a campanha até agora perfeita de Tite.