O Catar segue surpreendendo com exemplos de organização e eficiência. Ansioso para a Copa do Mundo de 2022, o país árabe está bem adiantado com as obras de infraestrutura para receber o maior evento esportivo do planeta. Em 2019, a organização promete inagurar dois dos oitos estádios do Mundial: o Al Wakrah e o Al Bayt.
O Al Wakrah Stadium, primeiro a ficar pronto, já tem data de revelação marcada. No dia 11 de maio, a final da Copa do Emir será disputada no estádio que receberá as quartas de final da Copa de 2022.
Com capacidade para 40 mil pessoas, a arena está localizada em uma das áreas habitadas mais antigas do país. A cidade de Al Wakrah é conhecida pelo comércio marítimo. De acordo com o Comitê Organizador do Mundial, o design do estádio é inspirado no caminho aberto pelos barcos cataris no mar.
O segundo, o Al Bayt Stadium, localizado na cidade de Al Khor, ao norte do país, será inaugurado em setembro — no entanto, ainda sem data definida. Com capacidade para 60 mil espectadores, a arena receberá partidas da fase de grupos e uma das semifinais do torneio.
Batizado com o nome usado por povos nômades antigos do Catar, o estádio será revestido por uma espécie de lona que remete às tendas utilizadas pelos antigos habitantes cataris. Segundo o Comitê, o Al Bayt será sustentável e seguirá um modelo de desenvolvimento verde.
Com a inauguração das duas praças esportivas, o país já terá entregue três estádios do Mundial de 2022 com três anos de antecedência — o Khalifa Stadium foi reinaugurado em 2017. As cinco arenas restantes serão apresentadas até 2020. Ao todo, serão oito estádios para a Copa do Mundo. Serão gastos mais US$ 7 bilhões com as construções das instalações.
*A repórter viajou a convite da Federação de Futebol do Catar.