Não existe a possibilidade de pensar em Copa do Mundo sem a comercialização de bebidas alcoólicas. Tanto pelos torcedores, que adoram tomar uma cervejinha, quanto pelos principais patrocinadores do evento, que são marcas importantes do produto. No entanto, a venda e consumo de qualquer bebida com álcool em locais públicos são proibidos no Catar. Veto que causa apreensão nos fãs, no país e, principalmente, na Fifa.
Para o evento de 2022, a entidade ainda segue em tratativas com o governo catari para buscar a melhor solução sobre o assunto. Atualmente, a única exceção são os hotéis internacionais. Apenas nesses estabelecimentos, a venda e consumo são permitidos.
Porém, ainda há esperança. De acordo com Khalid Al-Naama, porta-voz do Comitê Organizador da Copa no Catar, uma brecha na lei deverá ser feita e outros locais também poderão comercializar o produto durante a realização do torneio.
— Essa é uma questão que ainda estamos vendo com a Fifa. Atualmente, o álcool é permitido em alguns locais e esse deve ser o cenário para a Copa do Mundo — disse o dirigente árabe.
Khalid revelou ainda quais deverão ser os lugares que terão livre acesso a bebida permitido: as Fan Fests da Fifa. Sobre o consumo nos estádios, uma decisão ainda não foi deliberada, mas, dentro das praças esportivas, o produto também deve ser comercializado.
— Há dois tipos de Fan Zone, como foi no Brasil e na Rússia. Tem o Fifa Fan Fest, organizado pela Fifa, e tem a Fan Zone, organizada pelo país anfitrião. Essa é a grande diferença. Na Fan Fest, a Fifa pode fazer as propagandas que quiserem, já a Fan Zone é mais uma festa sobre o país. Haverá áreas com e sem álcool para os torcedores. Vamos ter opções para todos — emendou.
Apesar do conservadorismo dos costumes no país, há uma grande preocupação da organização em receber seus convidados da melhor maneira possível. Não causar polêmica e, ao mesmo tempo, preservar sua tradição com o respeito mútuo.
— Vamos receber todos, independentemente das culturas e crenças. Somos um país conservador e queremos respeito às nossas culturas e nossas tradições. A Copa do Mundo promove uma troca de culturas. Pessoas se juntam em um único país e conhecem mais sobre a cultura. O Catar tem muito a oferecer, assim como qualquer outro país — ressaltou.
*A repórter viajou a convite da Federação de Futebol do Catar