O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira (15) que o Conselho da entidade deu o aval para que ideia de expandir a Copa do Mundo do Catar, em 2022, já com o novo formato de 48 seleções classificadas, seja levada à votação.
— Nós enviamos um relatório de viabilidade para o nosso Conselho e foi decidido que é possível realizar o torneio com 48 seleções, desde que atendidas algumas condições. Se for possível realizar, ótimo. Se não for, ótimo também. Aumentar a Copa de 2022 para 48 seleções não é uma decisão simples. Vamos decidir isso em junho, junto com o Catar — disse Infantino.
A reunião, que aconteceu em Miami, aprovou que a pauta fosse levada adiante e decidida de forma definitiva na próxima reunião, em junho, no Congresso da Fifa, onde os 211 países filiados à entidade estarão aptos a votar para decidir se projeto será aprovado ou não.
Anteriormente, o formato estava aprovado somente para o Mundial de 2026, que será realizado nos Estados Unidos, no México e no Canadá, de forma conjunta, mas Infantino trabalha para que o novo formato seja implementado já em 2022.
Além do aumento das seleções classificadas, a Fifa também planeja uma expansão de sedes para receber a competição. Com isso, o Catar deixaria de ser o único país-sede do Mundial e dividiria o protagonismo com algum país vizinho.
A Fifa planeja que o outro país-sede seja Omã, Emirados Árabes, Bahrein, Kuwait ou Arábia Saudita. No entanto, as crises políticas envolvendo os países com o Catar devem dificultar os planos da entidade.