A Croácia mostra armas em busca de seu primeiro título de Copa do Mundo. Após vencer
a Rússia nos pênaltis, a seleção liderada pelo meia Luka Modric disputará a semifinal com
a Inglaterra de Harry Kane. A partida que define um dos finalistas ocorre quarta-feira,
às 15h (horário de Brasília), no Estádio Luzhniki, em Moscou - mesmo palco da decisão.
A geração de Modric voltou a colocar a Croácia em uma semifinal de Copa do Mundo depois de 20 anos. A última vez que o país chegou a esta fase foi na Copa de 1998, na França, liderado pelo centroavante Davor Suker, que hoje é o presidente da federação de futebol local. Na ocasião, contudo, os croatas perderam por 2 a 1 pelos franceses,
que conquistaram o título pela primeira vez vencendo o Brasil por 3 a 0 na decisão.
A trajetória da Croácia neste mundial da Rússia tem sido irretocável. Na fase de grupos, a equipe comandada por Zlatko Dalić venceu todos os seus jogos e terminou como líder no Grupo D, à frente da favorita Argentina.
A estreia foi com um 2 a 0 sobre a Nigéria, gols de Modric e Etebo (contra). Na segunda rodada, veio o jogo da maioridade, em que os croatas golearam a Argentina por 3 a 0, com gols de Modric, Rakitic e Rebic. No último jogo da etapa classificatória, outra vitória, mas desta vez sobre a frágil Islândia, por 2 a 1, com gols de Badelj e Perisic.
Nas oitavas de final, o adversário croata foi a Dinamarca. O confronto foi muito mais duro para a turma de Modric, com empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, com gol do centroavante Mandzukic, e vitória nos pênaltis por 3 a 2.
Nas quartas, outra decisão por pênaltis. Após empate em 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação, com gols de Kramaric e Vida, a Croácia se garantiu na semifinal com
vitória por 4 a 3 nas penalidades. Agora, encara a Inglaterra para tentar chegar à final.
Campanha da Croácia na Copa do Mundo 2018:
Primeira fase
Vitória por 2 a 0 contra a Nigéria
Vitória por 3 a 0 contra a Argentina
Derrota por 2 a 1 contra a Islândia
Oitavas de final
Empate por 1 a 1 contra a Dinamarca e vitória nos pênaltis por 3 a 2
Quartas de final
Empate por 2 a 2 contra a Rússia e vitória nos pênaltis por 4 a 3