Uma nova preocupação surge para todas as seleções a partir de agora na Copa do Mundo. Os jogos podem durar 120 minutos e até terminarem em decisões por tiros livres da marca do pênalti. O desgaste físico pode criar dificuldades maiores, especialmente quando os jogos forem realizados os intenso calor.
O preparador físico da Seleção Brasileira, Fábio Mahseredjian garante que os jogadores do Brasil estão preparados, embora não se possa fazer um trabalho preventivo para este tipo de exigência.
— Se eu dissesse que há algo que se faça antecipadamente prevendo o desgaste de uma prorrogação, eu estaria mentindo. Não podemos dar um excesso de trabalho para jogadores que estão em final de temporada, mas garanto que todos estão bem preparados — afirmou Mahseredjian.
Há quatro anos, em Belo Horizonte, o Brasil jogou 120 minutos e teve empate em 1 a 1 com o Chile nas oitavas de final, só vencendo a disputa numa dramática decisão por pênaltis, outra possibilidade que existe de definição e para a qual serão intensificados treinamentos a partir de agora.
Após superar a Sérvia por 2 a 0 e terminar em primeiro lugar no Grupo E, o Brasil chega às oitavas de final com mais serenidade. Na próxima segunda-feira (2), a Seleção Brasileira medirá forças com o México, a partir das 11h, na Arena Samara.