A movimentação foi leve, principalmente, para quem atuou no domingo (10), contra a Áustria. Mas o primeiro treino da Seleção Brasileira em Sochi serviu para Tite sinalizar com a equipe da estreia na Copa do Mundo, domingo (17), contra a Suécia.
Só um acidente de última hora impedirá o técnico de repetir o time da vitória de 3 a 0 em Viena, com Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.
Esse grupo fez apenas um trabalho rápido no gramado, em campo reduzido. Depois, foi liberado para relaxar no gramado impecável do Estádio de Sochi, que de tão bem aparado e verde parece até sintético.
Foi neste momento de relaxamento que os jogadores descontraíram e promoveram o tradicional banho com ovo de farinha nos aniversariantes. A primeira vítima foi o meia-atacante Phillipe Coutinho que completa 26 anos nesta terça-feira (12). Levou ovos na cabeça.
Depois, foi a vez Fágner, que comemorou 29 anos nesta segunda-feira (11). O lateral sofreu mais. Levou, além do ovo, farinha na cabeça.
Neymar, mesmo sem aniversário, não escapou. Marcelo colocou um ovo nas costas do atacante e, em um movimento rápido, derrubou-o no gramado, aplicando um ippon no companheiro, Neymar, depois de se limpar, vingou-se em Thiago Silva, em quem atirou um ovo.
O zagueiro saiu em perseguição a a ele, mas errou o alvo ao airar o ovo já em meio aos demais jogadores, que treinavam cobranças de pênaltis.
A cena fez a festa dos 4 mil torcedores presentes no treino aberto e mostrou o grau de leveza do ambiente da Seleção. Ao passar diante dos jornalistas, Neymar foi indagado sobre a brincadeira. Aos risos, resumiu:
— É uma tradição brasileira, não pode faltar.
Até o final da Copa, haverá apenas mais um aniversariante — sem contar Cássio, que foi na quarta-feira passada (6) — na Seleção. O lateral Danilo completa 27 anos exatamente no dia da grande decisão do Mundial. Certamente, nao haverá ovo e farinha. Mas pode ter taça.