De segunda até quinta-feira, os inícios e os finais de tarde serão empolgantes na Copa 2018. Nestes horários, estarão se definindo os classificados que faltam para as oitavas de final do mundial. Das 32 seleções que começaram a disputa no dia 14 de junho, seis já estão na segunda fase. 18 seguem na briga por vaga. Outras oito apenas cumprirão tabela e nos dias seguintes aos jogos já estarão embarcando de volta pra casa para tentar retornar no Catar, em 2022. Confira grupo por grupo, quem está na disputa:
Classificados: Rússia, Uruguai, França, Croácia, Bélgica e Inglaterra.
Eliminados: Arábia Saudita, Egito, Marrocos, Peru, Costa Rica, Tunísia, Panamá e Polônia.
GRUPO A
Foi o primeiro grupo a ser definido após duas rodadas. Rússia e Uruguai venceram as duas partidas que disputaram e mandaram Egito e Arábia Saudita mais cedo para a casa. Nesta segunda, russos e uruguaios definem em confronto direto quem fica em primeiro e quem fica em segundo. Os anfitriões jogam pelo empate por terem melhor saldo de gols.
Classificados: Rússia e Uruguai.
Eliminados: Arábia Saudita e Egito.
Última rodada - 25/6 às 11h
Samara - Rússia x Uruguai
Volgogrado - Egito x Arábia Saudita
GRUPO B
Três times brigam por duas vagas. Para chegar às oitavas, a Espanha precisa de vitória simples sobre o já eliminado Marrocos. Portugal e Irã fazem o outro jogo do grupo e os portugueses só precisam de um empate. Caso Marrocos vença a Espanha por dois gols de diferença, portugueses e iranianos se classificariam com um empate.
Classificados: nenhum.
Eliminados: Marrocos.
Na briga: Espanha, Portugal e Irã.
Última rodada - 25/6 às 15h
Saransk - Portugal x Irã
Kaliningrado - Espanha x Marrocos
GRUPO C
Confirmando o favoritismo, a França venceu as duas primeiras partidas e se garantiu entre os 16 melhores da Copa. Do lado oposto, o Peru perdeu as duas e chega a última rodada sem chance de se classificar. Dinamarca e Austrália brigam pela segunda vaga. Aos dinamarqueses, basta um empate diante da França. Já os australianos precisam vencer o Peru e torcer por uma nova vitória francesa diante da Dinamarca.
Classificados: França.
Eliminados: Peru.
Na briga: Dinamarca e Austrália.
Última rodada - 26/6 às 11h
Moscou - Dinamarca x França
Sochi - Austrália x Peru
GRUPO D
A surpreendente Croácia encantou o mundo nas duas primeiras rodadas. Venceu fácil a Nigéria e se garantiu nas oitavas goleando a Argentina. Os "hermanos" ainda brigam pela segunda vaga, em desvantagem contra nigerianos e islandeses. A equipe de Messi tem que vencer a Nigéria e torcer por tropeço da Islândia diante da Croácia. Os islandeses se classificam com vitória desde que os argentinos não façam mais saldo que ela. E a Nigéria joga por um empate contra a Argentina desde que a Islândia não tire uma diferença de dois gols de saldo. Se os nigerianos vencerem, garantem vaga independentemente do outro jogo.
Classificados: Croácia.
Eliminados: nenhum.
Na briga: Nigéria, Islândia e Argentina.
Última rodada - 26/6 às 15h
São Petersburgo - Argentina x Nigéria.
Rostov - Islândia x Croácia.
GRUPO E
A vitória da Suíça sobre a Sérvia embolou o grupo do Brasil que só tem a Costa Rica eliminada. O Brasil se classifica com um empate diante dos sérvios. E a Suíça também só precisa de um empate diante dos costarriquenhos para passar de fase. A missão mais difícil fica com a Sérvia que precisa de vitória simples diante dos brasileiros.
Classificados: nenhum.
Eliminados: Costa Rica.
Na briga: Brasil, Suíça e Sérvia.
Última rodada - 27/6 às 15h
Moscou - Brasil x Sérvia
Nizhny Novgorod - Suíça x Costa Rica
GRUPO F
O gol de Kroos, da Alemanha, nos acréscimos contra a Suécia evitou a classificação antecipada do México. Tudo vai se definir na última rodada e até a Coréia do Sul tem chances de se classificar. Os mexicanos se classificam com um empate diante da Suécia. Mas passam até com a derrota se a Alemanha não ganhar dos sul-coreanos. Já os suecos precisam vencer o México por dois gols de diferença e não depender de outro critérios que não seja o saldo de gols. Os alemães se garantem, sem depender do outro jogo, se vencerem por dois gols de diferença. Se empatarem, torcerão para nova vitória do México. A Coréia do Sul tem a situação mais complicada. Tem que vencer a Alemanha por dois gols de diferença e torcer para que o México vença a Suécia. O grupo está tão embolado que com vitória simples (1x0) de Suécia e Alemanha, teríamos um triplo empate na primeira colocação, com todos os times iguais em pontos, saldo e gols marcados. A definição ocorreria no número de cartões amarelos e vermelhos recebidos nos jogos.
Classificados: nenhum.
Eliminados: nenhum.
Na briga: México, Suécia, Alemanha e Coréia do Sul.
Última rodada - 27/6 às 11h
Kazan - Alemanha x Coréia do Sul.
Ecaterimburgo - México x Suécia.
GRUPO G
Favoritas que confirmaram em campo. Bélgica e Inglaterra repetiram Rússia e Uruguai no Grupo A e após duas rodadas já estão classificadas. Na quinta-feira, as duas seleções se enfrentam apenas para definir quem passa em primeiro e quem passa em segundo no Grupo G. Tunísia e Panamá estão eliminados.
Classificados: Bélgica e Inglaterra.
Eliminados: Tunísia e Panamá.
Última rodada - 28/6 às 15h
Kaliningrado - Inglaterra x Bélgica.
Saransk - Panamá x Tunísia
GRUPO H
A cabeça-de-chave foi surpreendida. Depois de duas rodadas, a Polônia já está eliminada, sendo a primeira equipe europeia desclassificada da Copa até aqui. Senegal, Japão e Colômbia brigam por duas vagas. Os japoneses se classificam com um empate diante dos poloneses. Caso Senegal vença a Colômbia, até perdendo o Japão segue adiante. Os senegaleses também se garantem nas oitavas com um empate mas podem passar com derrota caso a Polônia vença o Japão. Aos colombianos, será preciso vencer para não depender de resultados paralelos. Para passar com um empate, a Colômbia terá de torcer por vitória da Polônia sobre o Japão. Com derrota, os sul-americanos voltam pra casa.
Classificados: nenhum.
Eliminados: Polônia.
Última rodada - 28/6 às 11h
Volgogrado - Japão x Polônia.
Samara - Senegal x Colômbia.
Critérios de Desempate
1) Saldo de gols;
2) Gols marcados;
3) Confronto direto;
4) Fair play (*)
(*) Nesta Copa, a FIFA criou o critério Fair Play, onde são atribuídos pontos perdidos por cartão recebido. Amarelo um ponto perdido; segundo amarelo e vermelho, três pontos perdidos; vermelho direto quatro pontos perdidos; e vermelho direto com o jogador já tendo um amarelo, são cinco pontos perdidos.