O voto do Brasil para a sede da Copa do Mundo de 2026 foi uma surpresa. Depois de todos os membros da Conmebol terem decidido votar na candidatura de Estados Unidos, México e Canadá, a CBF encaminhou o seu voto favorável ao Marrocos na eleição feita no Congresso da Fifa nesta quarta-feira (13). Os votos foram divulgados no site da Fifa.
— Os Estados Unidos já sediaram uma vez, né? O México vai para a terceira Copa. Eles (o Marrocos) nunca foram sede de uma Copa. Então, por isso, fiz essa escolha — explicou o Coronel Nunes, atual presidente da CBF.
Todos os outros nove países membros da Conmebol votaram a favor da candidatura norte-americana, que acabou escolhida por 134 votos a 65.
Na avaliação do Coronel Nunes, a vitória da United 2026 não passou apenas pela diferença da projeção de arrecadação do Mundial na América do Norte:
— Não acho que tenha sido isso. Acho que pesa mais nesse momento a questão da simpatia. Se fosse analisar o fato de quem ainda não fez um Mundial, talvez o Marrocos levasse.
Além dos votos para as candidaturas, chamou a atenção o voto do Irã: nenhuma das candidaturas. Cuba, Eslovênia e Espanha se abstiveram.