A prática de esportes é uma maneira de manter-se saudável e ativo de um jeito divertido e interativo. Incentivar esse hábito desde a infância é um estímulo à saúde e à qualidade de vida para as crianças. Em clima de Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, dia 12 de agosto, é importante lembrar que os filhos são tão motivados por ações e atitudes como por palavras. E, segundo estudos da Sociedade Brasileira de Pediatria, famílias que praticam esportes unidas, além de estreitarem os laços, influenciam o companheirismo, a concentração e o espírito de equipe.
Essa iniciação no mundo esportivo tem começado cada vez mais cedo, como comprovam as aulas de natação para bebês, tendência entre os pais em anos mais recentes. A Sociedade Brasileira de Pediatria, inclusive, recomenda a atividade a partir dos seis meses da criança, quando os ouvidos já estão desenvolvidos o suficiente para dificultar a entrada da água e o sistema imunológico está mais fortalecido. Ainda conforme a instituição, nestes primeiros meses de vida, o olfato é o sentido mais desenvolvido e a ligação entre pais e filhos também pode ser fortalecida por meio de cheiros. Fragrâncias prazerosas, como as dos sabonetes Senador, podem ajudar a fortalecer esse vínculo. Voltando à piscina: os pequenos ainda podem ter uma série de benefícios, como desenvolvimento intelectual, físico e motor.
– A natação é um esporte sem contraindicações, que mexe com o corpo todo. Para as crianças, os movimentos realizados debaixo d’água melhoram a flexibilidade, a coordenação, a postura, a capacidade circulatória e até a respiração – indica o professor Lucas Lacerda, que dá aulas na piscina para pais e filhos.
Lacerda explica que a modalidade é praticada de forma recreativa e lúdica, sem um compromisso com os fundamentos e técnicas. O principal objetivo é adaptar a criança ao meio aquático, o que não exclui os benefícios da atividade. Para os pais, é uma oportunidade de passar um tempo fixo e de qualidade com os filhos, estabelecendo uma relação mais profunda de confiança. Os sabonetes Senador prezam por esses momentos, acompanhando a relação de pais e filhos desde a juventude até a idade adulta. Falando nisso, a aula de natação ainda pode ser um bom momento para fazer essa transição da piscina para o chuveiro - o que nem sempre é uma tarefa fácil para os pais -, aproveitando que os pequenos estão envolvidos com a água e vestindo os trajes de banho.
Além da natação, outros esportes também são indicados para a prática em família, como futebol ou vôlei. Brincadeiras com bola ou que envolvam atividade física, sem a preocupação de seguir regras ou fundamentos, também contam. Mais do que os adultos imaginam, o ato de brincar, para as crianças, é importante para a formação da personalidade e assimilação da realidade.