O campeão e os dois últimos rebaixados do Brasileirão 2024 poderão ser definidos nesta quarta (4), pela 37ª rodada do campeonato.
Na briga pelo título, o Botafogo visita o Inter, no Beira-Rio, e o Palmeiras encara o Cruzeiro, no Mineirão. Na parte de baixo da tabela, o Fluminense pode escapar matematicamente do Z-4 e decretar o descenso de Criciúma e Bragantino, que também entram em campo precisando dos três pontos.
Botafogo pode ser campeão nesta rodada
Nem uma semana depois da conquista da Libertadores no sábado (30), o Glorioso também pode ganhar o título do Brasileirão. Basta vencer o Colorado, fora de casa, e torcer por um tropeço do Verdão.
Se o Botafogo empatar com o Inter, o Palmeiras deve perder para o Cruzeiro para que o título seja definido com uma rodada de antecedência.
Antes da bola rolar às 21h30min — tanto em Porto Alegre, como em Belo Horizonte —, os cariocas somam 73 pontos, contra 70 do Palmeiras.
- Inter x Botafogo: quarta (4), às 21h30min
- Cruzeiro x Palmeiras: quarta (4), às 21h30min
Cenários para o título do Botafogo na 37ª rodada
- Botafogo deve ganhar e torcer para o Palmeiras empatar ou perder;
- Botafogo pode empatar, mas só será campeão se o Palmeiras perder.
Definições no rebaixamento
A penúltima rodada do Brasileirão pode ser a derradeira para os últimos rebaixados, ou ao menos um deles.
Para isso, o Fluminense precisa vencer o Cuiabá, na quinta (5), às 20h, no Maracanã. A partir deste resultado, se Criciúma e Bragantino não ganharem seus jogos, estarão rebaixados.
Os catarinenses jogam em casa contra o Flamengo, quarta, 20h. Os paulistas atuam fora contra o Athletico-PR, no mesmo dia e horário do duelo no Rio.
O Flu soma 40 pontos, contra 38 do Tigre e da equipe de São Paulo.
- Criciúma x Flamengo: quarta (4), às 20h;
- Athletico-PR x Bragantino: quinta (5), às 20h;
- Fluminense x Cuiabá: quinta (5), às 20h.
Vaga na pré-Libertadores
Com o G-6 definido, restam as duas vagas brasileiras para a pré-Libertadores — concedidas ao 7º e 8º colocado do Brasileirão.
Bahia e Corinthians estão nestas posições, respectivamente. Ambos somam 50 pontos e se enfrentam nesta terça (3), em São Paulo.
O Cruzeiro, que tem pela frente um Palmeiras buscando continuar com o sonho do título, soma 49 e ainda está na briga pela classificação à competição continental.
Como o confronto entre o Timão e o Tricolor baiano é direto, ao menos a última vaga ficará em aberto, mesmo que os mineiros percam seu duelo.
- Corinthians x Bahia: terça (3), às 20h
E a Sul-Americana?
Entre duelos por vaga na Libertadores à briga pelo rebaixamento, muitos times ainda podem se classificar para a Copa Sul-Americana 2025. Mesmo sonhando com ambições maiores, Cruzeiro, Corinthians e Bahia poderão se contentar somente com o torneio secundário da Conmebol.
Vitória e Grêmio, livres do rebaixamento, se enfrentam nesta quarta, às 20h. Dependendo de resultados paralelos, quem vencer no Barradão estará em definitivo na competição.
Vasco, Atlético-MG, Athletico-PR, Juventude, Fluminense, e até Criciúma e Bragantino têm chances matemáticas de figurarem na Sul-Americana.
Também nesta rodada, o já rebaixado Atlético-GO enfrenta o Fortaleza, que ainda buscam uma melhor colocação na parte de cima da tabela.
- Vasco x Atlético-MG: quarta (4), às 19h
- Vitória x Grêmio: quarta (4), às 20h
- São Paulo x Juventude: quarta (4), às 20h
- Atlético-GO x Fortaleza: quarta (4), às 21h30min (não vale classificação)
*Produção: Nikolas Mondadori