A última rodada do Brasileirão ocorre na noite desta quarta-feira (6). Três times brigam para não serem rebaixados para a Série B de 2024: Santos, Vasco e Bahia. Cada um tem um cenário para sobreviver à luta.
Até o fechamento da 37ª rodada, a situação é a seguinte: o Santos é o 15º, com 43 pontos; o Vasco está em 16º, com 42; o Bahia abre o Z-4, em 17º, com 41 pontos. Paulistas e cariocas dependem de si, apenas, para escaparem, enquanto os baianos precisam contar também com um resultado paralelo.
O que os times precisam para não cair
Santos
O Santos depende de apenas uma vitória simples contra o Fortaleza, na Vila Belmiro, para permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro. Caso empate, Vasco e Bahia não podem vencer, pois, mesmo que a pontuação fique igual (44 pontos), o time paulista perde para ambos no critério de desempate.
Em caso de resultado negativo, ao menos um dos outros concorrentes na briga precisa ser derrotado em seus respectivos jogos.
Vasco
O Vasco também depende apenas de si para sobreviver à briga. Basta vencer o confronto contra o Bragantino, em São Januário, para se garantir na elite nacional. Se empatar, precisa que o Santos saia derrotado do duelo contra o Fortaleza, mesmo com um eventual triunfo do Bahia.
Se o Vasco perder, o Bahia também precisa ser derrotado. Neste cenário, o resultado do Santos não influencia no rebaixamento.
Bahia
O Bahia precisa vencer e torcer pela derrota de, ao menos, um dos outros dois concorrentes à 17ª colocação. Se empatar, pode se complicar, mas ainda é possível não ser rebaixado. Basta que o Vasco perca seu duelo. Neste caso, o placar da partida de Santos e Fortaleza também não muda nada na briga.
Se perder, o Bahia está rebaixado para a segunda divisão de 2024. Goiás, América-MG e Coritiba já foram rebaixados à Série B do Brasileirão.