Cinco times ainda estão na briga contra o rebaixamento, restando só uma vaga. Bahia, Vasco, Santos, Cruzeiro e Corinthians lutam para não estarem na Série B do ano que vem, junto dos já rebaixados Goiás, Coritiba e América-MG.
Segundo dados levantados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ainda há chances matemáticas destes cinco clubes ficarem na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro. Confira a probabilidade de cada um:
Probabilidades de rebaixamento
Com o término da 36ª rodada do Brasileirão, Inter, Fortaleza e São Paulo garantiram suas permanências de forma matemática na Série A de 2024.
Bahia
A situação mais complicada até o momento é a do Bahia. A equipe treinada por Rogério Ceni está em 17º lugar, com 41 pontos. De acordo com o levantamento, as chances de rebaixamento são de 49,8%.
- Próximos jogos: América-MG (F) e Atlético-MG (C).
Vasco
O Vasco é o primeiro time fora do Z-4, com 42 pontos. A probabilidade de cair para a segunda divisão é de 32,6%.
- Próximos jogos: Grêmio (F) e Bragantino (C).
Santos
Com 16,5% de risco de rebaixamento, o Santos é o 15º colocado com 43 pontos. A depender dos resultados na próxima rodada, pode confirmar sua permanência na Série A.
- Próximos jogos: Athletico-PR (F) e Fortaleza (C).
Cruzeiro
As chances do Cruzeiro cair são mínimas, mas os próximos dois jogos contra times que disputam o título assustam. Com 45 pontos em 14º lugar, o time mineiro tem 1,1% de chance de rebaixamento.
- Próximos jogos: Botafogo (F) e Palmeiras (C).
Corinthians
É muito difícil o Corinthians ser rebaixado nesta temporada. Com 0,01% de chances, na 13º posição e 47 pontos, os resultados paralelos teriam que ser muito circunstanciais para o clube paulista amargar um rebaixamento.
- Próximos jogos: Inter (C) e Coritiba (F).