Em Conselho Técnico da Série A na sede da CBF, nesta terça-feira (13), os clubes da Primeira Divisão do futebol brasileiro vão discutir a possibilidade de reduzir de quatro para três o número de rebaixados na elite. A ideia é colocar uma proposta para votação já nesta terça, mas o tema não tem unanimidade. A informação foi publicada inicialmente pelo Uol e posteriormente confirmada pelo ge.globo.
Segundo os portais, a maioria dos clubes concorda com a ideia, mas para isso ser posto em prática, a CBF precisaria dar seu aval. Posteriormente, a regra seria incluída no regulamento.
O ge.globo ouviu fontes que citam que a mudança também poderia beneficiar a Segunda Divisão. Para isso, a regra também teria que valer na Série B e na Série C. Isso faria com que o desconforto inicial dos clubes da Segunda Divisão fosse superado pela CBF.
Os defensores da ideia de diminuição do número de rebaixados afirmam que o plano daria estabilidade para os maiores clubes do Brasil.
O portal do Grupo Globo apurou também que a Libra e a Liga Forte do Futebol, dois movimentos que tentam formalizar uma liga no Brasil, concordam com a redução do número de rebaixados por temporada. Essa ideia já tinha aparecido nos dois movimentos e teria sido sugerida pelos investidores interessados em comprar 20% da futura liga a partir de 2025.