Enquanto a comitiva do Inter enviada à Europa, encabeçada pelo presidente Alessandro Barcellos, tenta antecipar o retorno de Charles Aránguiz ao Beira-Rio, a situação médica do chileno vira tema de preocupação na Alemanha.
Em entrevista coletiva na última sexta-feira (10), o treinador do Bayer Leverkusen, Xabi Alonso, falou sobre a ausência do meio-campista, que não atua profissionalmente desde o dia 15 de outubro.
— O Charly ainda não treinou com o grupo. Ele ainda precisa de um pouco mais de tempo. Ele ainda sente um ponto na panturrilha e nós temos que esperar. Ele tem trabalhado, mas tem sido um pouco mais lento do que gostaríamos. Não é uma lesão, mas sim um desconforto que ele sente. Nós não sabemos, mas ele não consegue dar o próximo passo, e nós precisamos ter um pouco mais de paciência — declarou.
O atleta de 33 anos tem contrato em vigor até o fim de junho. Portanto, a especulação que ganha força na Alemanha é que o jogador possa se despedir do clube onde atua desde 2015 sem voltar a campo. A expectativa do treinador, contudo, é de recuperá-lo a tempo de jogar a reta final do campeonato nacional.
— Eu espero que sim (ele volte a jogar), mas é uma lesão cuja razão nós não temos totalmente clara. Isso é algo para os médicos. Eu não sou médico. Eu não sei a razão da lesão, mas é na panturrilha e nós não estamos satisfeitos. Nós precisamos do Charly. Ele é um jogador top, com muita qualidade no meio-campo, que a gente precisa. Mas, nós precisamos esperar mais um pouco — comentou Alonso.
Nos bastidores, os dirigentes colorados afirmam que, neste momento, o primeiro passo é convencer os alemães a liberar Aránguiz, a tempo de jogar o Gauchão. O prazo de inscrições do Estadual encerrará em 24 de fevereiro. A partir daí, haverá uma avaliação clínica do jogador.
Recentemente, na contratação do goleiro John por empréstimo junto ao Santos, os médicos do clube diagnosticaram uma lesão no tornozelo. Ainda assim, avaliaram que seria possível recuperá-lo no CT Parque Gigante, o que aconteceu. Situação semelhante se deu com Gabriel Baralhas, que chegou a Porto Alegre gripado. Portanto, caso os exames não apontem uma lesão crônica de maior gravidade, o contrato será firmado.
Além do chileno, o Inter também tenta repatriar o centroavante Luiz Adriano. O terremoto na Turquia e o nascimento do filho no mês passado pesam na vontade do jogador, que tem se esforçado para acertar a rescisão com o Antalyaspor. O objetivo é que ambas as transferências sejam acertadas até o fim da semana.