Os 26 clubes da Liga Futebol Forte (LFF) se reúnem nesta segunda-feira (6) para dar um passo decisivo no fechamento da venda de 20% dos direitos para o grupo norte-americano Serengeti. O encontro, é bom que se diga, não é o definitivo. O que acontecerá nele é a aprovação de um protocolo de acordo. Depois disso, cada um dos 26 clubes levará a proposta para ser votada dentro dos seus conselhos deliberativos.
Em resumo, a reunião da LFF servirá para responder aos investidores que o movimento aceitou a proposta e que, agora, cada integrante buscará a aprovação interna. Em prazo de 90 dias, todos voltarão a se reunir e, aqueles que tiverem anuência do respectivo Conselho Deliberativo, assinarão o contrato.
O Serengeti foi trazido pela XP Investimentos, que assessorou a LFF na formatação do bloco. A proposta é de R$ 4,8 bilhões por 20% dos direitos de transmissão caso sejam 40 clubes (os 20 da Série A e os 20 da Série B). Porém, como Libra e LFF trabalham em negociações paralelas, o Serengeti estipulou um valor de R$ 2,3 bilhões para os 26 do bloco, entre eles o Inter. O acordo prevê 50% pagos imediatamente, 25% em seis meses e outros 25% em 12 meses.