O Brasileirão de 2022 começa neste sábado (9), às 16h30min, no Maracanã, com a partida entre Fluminense e Santos. A competição, que teve o Atlético-MG como vencedor na temporada passada, terá a novidade da estreia das Sociedade Anônima do Futebol (SAFs) no campeonato —América-MG, Cuiabá e Botafogo estão como nova forma de gestão, baseada em investidores.
O torneio terá 38 rodadas e acabará no dia 13 de novembro, antes que de costume em virtude da disputa da Copa do Mundo, que começará em 21 de novembro.
GZH preparou um guia especial com todas as equipes que estarão na disputa do título. Os times foram divididos em quatro blocos: briga pelo título, vaga na Libertadores, na Sul-Americana e contra o rebaixamento.
Os que brigam pelo título
Quem poderá desbancar os "novos ricos" do futebol brasileiro? De 2018 para cá, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras venceram quatro Campeonatos Brasileiros, duas Copas do Brasil, três Libertadores, duas Recopas Sul-Americanas e três Supercopas do Brasil. O poder econômico dos três times abre uma grande lacuna de diferença para os demais times do país. Ninguém acredita que esta "quebra" poderá ocorrer em 2022. Leia mais.
Os que tentam a vaga na Libertadores
De hoje até 13 de novembro, os três favoritos e mais 17 coadjuvantes entram em campo por 38 rodadas. O regulamento é bem simples e está completando 20 edições do Campeonato Brasileiro: todos contra todos em turno e returno. Quem fizer mais pontos, fica com a taça. Os quatro piores vão para a Série B em 2023. Inicialmente, os três mais bem colocados além do campeão, vão para a próxima Libertadores, entrando diretamente na fase de grupos. Quem são os mais cotados? Leia mais.
Briga pela vaga na Sul-Americana
É um recorte do momento, não um exercício de futurologia para um campeonato que dura oito meses. Porém, analisando o desempenho em 2022 e a composição do elenco (reforços e saídas), embora seja uma linha tênue entre Pré-Libertadores e Sul-Americana, o Inter é um dos cotados para brigar por uma vaga na Sula através do Brasileirão. Os principais adversários são Ceará, Botafogo e América-MG. Leia mais.
Série B? Espero que não
As equipes que recém subiram para a Primeira Divisão normalmente são as mais cotadas para o rebaixamento. No entanto, o ano passado apresentou um cenário diferente, com três times permanecendo na Série A por mais um ano. Baseado na capacidade de investimento e na campanha dos Estaduais, GZH elencou sete equipes cotadas para quatro vagas. Leia mais.