De hoje até 13 de novembro, os três favoritos e mais 17 coadjuvantes entram em campo por 38 rodadas. O regulamento é bem simples e está completando 20 edições do Campeonato Brasileiro: todos contra todos em turno e returno. Quem fizer mais pontos, fica com a taça. Os quatro piores vão para a Série B em 2023. Inicialmente, os três mais bem colocados além do campeão, vão para a próxima Libertadores, entrando diretamente na fase de grupos. Quem são os mais cotados?
Atual campeão da Copa Sul-Americana, o Athletico-PR terá de lidar neste início de Brasileirão com a ausência de um dos principais pilares da equipe. O zagueiro Thiago Heleno passou por uma cirurgia e ficará afastado até o meio do ano. No entanto, o clube foi ao mercado e investiu pesado para a temporada, contratando nomes como Pablo, Cuello, Canobbio, Marlos e Vitinho.
O 2021 do Furacão, porém, foi salvo pelo título continental e o vice da Copa do Brasil. No Brasileirão, contudo, a equipe fez uma campanha abaixo das expectativas, correndo o risco de rebaixamento até as últimas rodadas. Somado ao fato de a equipe ter sido eliminada para o Coritiba na semifinal do Paranaense, o cargo de Alberto Valentim está na berlinda. São apenas oito vitórias em quase um ano de comando.
Voltar a garantir uma vaga na Copa Libertadores e não ter a ameaça de descenso sãos os principais objetivo do Athletico-PR no Brasileirão.
- Nome: Clube Athletico Paranaense
- Cidade: Curitiba
- Fundação: 26/3/1924
- Estádio: Arena da Baixada
- Reforços: Orejuela, Dedé, Vitor Bueno, Marcelo Cirino, Matheus Fernandes, Bryan García, Pablo, Cuello, Canobbio, Marlos e Vitinho
- Time-base: Bento; Orejuela, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Abner; Hugo Moura, Christian e David Terans; Cuello, Marcelo Cirino e Pablo
- Técnico: Alberto Valentim
- História no Brasileirão: 42 participações. Melhor campanha: campeão em 2001
- Colocação em 2021: 14º
Vice-campeão da Copa Sul-Americana e figura frequente no G-4 do Brasileirão do ano passado, o Bragantino é mais um brasileiro que obteve pela primeira vez uma vaga na Copa Libertadores. No entanto, diferente das demais equipes, o fato de ter maior dinheiro em caixa não mudou o plano do clube, que se caracterizou por contratar jovens atletas, ainda com potencial, mas de escassas oportunidades em outros clubes da Série A – seguindo a linha dos demais times da Red Bull ao redor do mundo.
Desse modo chegaram o zagueiro Renan, do Palmeiras, o lateral-esquerdo Ramon, do Flamengo, e Sorriso, atacante destaque do Juventude no ano passado. Com a não permanência de Cuello, que foi para o Athletico-PR, o clube saiu do perfil e buscou um nome mais experiente. Hyoran, sem espaço no Atlético-MG, chegou por empréstimo.
Com a manutenção do Maurício Barbieri e seu jogo de posição, o Bragantino quer repetir a campanha do ano passado e, quem sabe, pleitear uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
- Nome: Red Bull Bragantino
- Cidade: Bragança Paulista
- Fundação: 8/1/1928
- Estádio: Nabi Abi Chedid
- Reforços: Hyoran, Sorriso, Renan, Ramon e Carlos Eduardo
- Time-base: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Jadsom, Eric Ramires e Hyoran; Helinho, Artur e Ytalo.
- Técnico: Maurício Barbieri
- História no Brasileirão: 12 participações. Melhor campanha: vice-campeão em 1991
- Em 2021: 6º colocado
Dar liga a um time com Paulinho, Giuliano, Renato Augusto, William e Roger Guedes é a principal missão do português Vítor Pereira, novo técnico do Corinthians. Em suas primeiras experiências no Paulistão, porém, o desempenho da equipe ficou aquém do esperado. Além deles, os experientes Jô e Júnior Moraes são alternativas para mexer nas características do ataque.
De volta à Libertadores e na chave do Boca Juniors, o Timão terá de conciliar o calendário com o Brasileirão. Para suportar todas as competições, já que os paulistas também estão na Copa do Brasil, mais reforços são esperados em Itaquera. Enquanto isso, os jovens Lucas Piton, Gustavo Mantuan, Du Queiroz e Gustavo Mosquito dão sustentação ao elenco.
Manter-se na competição continental é o objetivo mínimo do Corinthians. Porém, desbancar Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo e levar o octacampeonato também está nos planos.
- Nome: Sport Club Corinthians Paulista
- Cidade: São Paulo
- Fundação: 1/9/1910
- Estádio: Itaquerão
- Reforços: Maycon, Junior Moraes, Paulinho, Robson Bambu, Ivan
- Time-base: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos (Piton); Du Queiroz, Renato Augusto e Paulinho; Giuliano, Willian e Roger Guedes.
- Técnico: Vítor Pereira
- História no Brasileirão: 50 participações. Melhor campanha: sete vezes campeão (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017)
- Em 2021: 5º colocado
A eliminação precoce na Pré-Libertadores, para o Olimpia, em Assunção, foi um duro golpe no ânimo do torcedor tricolor em 2022. Mas Abel Braga e seus comandados reagiram muito rápido. Vencer o todo poderoso Flamengo nas finais do Campeonato Carioca trouxe de volta para as Laranjeiras, um título estadual que não acontecia desde 2012.
Poucos dias depois, uma estreia convincente com goleada na Copa Sul-Americana sobre o Oriente Petrolero, da Bolívia, por 3 a 0. Uma competição que surge como prêmio de consolação para quem foi incompetente nas etapas eliminatórias da Libertadores antes da fase de grupos.
Não há expectativa de título neste Brasileirão. Mas o Fluminense foi buscar na experiência jogadores que podem levar o time à próxima Libertadores, diretamente na fase de grupos. Fábio, 41 anos, Felipe Melo, 38, e Willian Bigode, 35, estão entre os oito reforços confirmados no ano.
- Nome: Fluminense Futebol Clube
- Cidade: Rio de Janeiro
- Fundação: 21/07/1902
- Estádio: Maracanã
- Reforços: Fábio, Cano, Willian e Felipe Melo
- Time-base: Fábio, Manoel, Felipe Melo e David Braz; Calegari, André, Yago Felipe, Paulo Henrique Ganso e Cristiano; Cano e Arias.
- Técnico: Abel Braga
- História no Brasileirão (desde 1971): 49 participações. Melhor campanha: tricampeão (84, 10 e 12)
- Colocação em 2021: 7º
Grande surpresa do Brasileirão de 2021, o Fortaleza segue em ritmo forte e com resultados satisfatórios em 2022. No último domingo, foi bicampeão da Copa do Nordeste levando mais de 60 mil pessoas ao Castelão, na vitória de 1 a 0 sobre o Sport, com gol de Yago Pikachu. Está na final do Cearense, contra o Caucaia, ainda em data a ser marcada, e estreou pela primeira vez numa fase de grupos da Libertadores na quinta-feira, perdendo em casa para o Colo Colo, do Chile. Foi a primeira derrota do ano em 17 jogos.
O técnico argentino Juan Pablo Vojvoda vai completar um ano de trabalho em maio e já é um dos técnicos mais longevos no comando de uma equipe da Série A do Brasileirão. Para esta temporada, já chegaram 11 reforços. Os mais festejados foram os atacantes Renato Kayzer, ex-Athletico-PR, e Silvio Romero, ex-Independiente-ARG.
Repetir o feito do ano passado, estando novamente na Libertadores em 2023, é a grande missão do "Leão do Pici".
- Nome: Fortaleza Esporte Clube
- Cidade: Fortaleza
- Fundação: 18/10/1918
- Estádio: Castelão
- Reforços: Juninho Capixaba, Renato Kayzer, Romero e Landázuri
- Time-base: Max Walef, Marcelo Benevenuto, Titi e Tinga; Yago Pikachu, Hércules, Zé Welison, Lucas Lima e Juninho Capixaba; Moisés e Renato Kayzer.
- Técnico: Juan Pablo Vojvoda
- História no Brasileirão (desde 1971): 18 participações. Melhor campanha: 4º lugar (2021)
- Colocação em 2021: 4º
O vice- campeonato paulista mostrou um São Paulo diferente do que se esperava quando começou a temporada de 2022. Rogério Ceni recebeu reforços experientes como Nikão, ex-Athletico-PR, Rafinha e Alisson, que estavam no Grêmio, e Patrick, ex-Inter. Mas foi numa base de meninos que já estava no clube que ele apostou e chegou até a decisão, perdendo para o Palmeiras, de goleada, no último domingo.
Garotos como Welington, Pablo Maia e Rodrigo Nestor se destacaram, mostraram potencial, mas ainda não foram suficientes para o tricolor do Morumbi levar confiança ao torcedor.
O time entra no Brasileirão sem esperanças de título, mas de brigar por uma vaga nas competições internacionais. Classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, onde irá pegar o Juventude, o São Paulo também dividirá as atenções do Brasileirão com a Copa Sul-Americana, onde estreou na última quinta-feira, diante do Ayacucho, em Lima, no Peru.
- Nome: São Paulo Futebol Clube
- Cidade: São Paulo
- Fundação: 25/01/1930
- Estádio: Morumbi
- Reforços: Nikão, Rafinha, Jandrei e Alisson
- Time-base: Jandrei, Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Alisson; Calleri e Éder.
- Técnico: Rogério Ceni
- História no Brasileirão (desde 1971): 50 participações. Melhor campanha: hexacampeão (77, 86, 91, 06, 07 e 08)
- Colocação em 2021: 13º