Quem poderá desbancar os "novos ricos" do futebol brasileiro? De 2018 para cá, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras venceram quatro Campeonatos Brasileiros, duas Copas do Brasil, três Libertadores, duas Recopas Sul-Americanas e três Supercopas do Brasil. O poder econômico dos três times abre uma grande lacuna de diferença para os demais times do país. Ninguém acredita que esta "quebra" poderá ocorrer em 2022.
O Galo e o Porco seguem num ritmo constante de boas atuações, mantendo boa parte dos elencos vitoriosos de recentemente. O Flamengo tem qualidade individual e ainda não conseguiu se adaptar ao estilo do técnico português Paulo Sousa. Mas parece questão de tempo.
O Galo Forte e Vingador dominou o futebol brasileiro no ano passado e voltou a conquistar o Brasileirão depois de 50 anos. De quebra, também levou a Copa do Brasil na sequência. A única conquista pendente foi a Copa Libertadores, quando caiu na semifinal para o Palmeiras.
Atual campeão também da Supercopa do Brasil, o Atlético-MG promete brigar novamente por todos os títulos da temporada — mesmo com a saída de Cuca e a chegada de Turco Mohamed para o comando técnico. O argentino se adaptou rapidamente e já levantou dois troféus: Supercopa do Brasil e Campeonato Mineiro.
Em campo, conduzidos por Hulk, os principais jogadores foram mantidos. O clube ainda reforçou a defesa com o uruguaio Diego Godín e o retorno do paraguaio Júnior Alonso. Para o meio-campo, chegaram Otávio e Ademir. O clube ainda aguarda a chegada de Cristian Pavón, do Boca Juniors, que se apresentará em julho.
- Nome: Clube Atlético Mineiro
- Cidade: Belo Horizonte
- Fundação: 25/3/1908
- Estádio: Mineirão
- Reforços: Godín, Júnior Alonso, Otávio, Ademir e Fábio Gomes
- Time-base: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nacho Fernandez; Zaracho, Hulk e Keno
- Técnico: Antonio “Turco” Mohamed
- História no Brasileirão: 51 participações. Melhor campanha: campeão em 1971 e 2021.
- Colocação em 2021: campeão
A base bicampeã de 2019 e 2020 segue na Gávea. Mas com um outro técnico português, Paulo Sousa, o time ainda não "deu liga" como nos anos anteriores. Não houve nenhuma injustiça na perda do Campeonato Carioca para o Fluminense, no último final de semana.
Com recursos para investir e melhorar, a diretoria foi no Athletico-PR e contratou o goleiro Santos, campeão olímpico com o Brasil, em Tóquio, no ano passado. Para a defesa, vieram Pablo e Fabrício Bruno. Marinho chegou para o ataque, mas não conseguiu se firmar.
A estreia na fase de grupos na Libertadores com vitória em Lima, sobre o Sporting Cristal, por 2 a 0 na terça-feira, trouxe mais tranquilidade para a estreia no Brasileirão. Mas as mudanças estruturais no time, feitas por Paulo Sousa, com a colocação de três zagueiros, tendo Filipe Luís entre eles, e Everton Ribeiro como ala, pelo lado esquerdo, ainda não foram muito bem assimiladas e o rubro-negro tem oscilado nas atuações, dentro e fora do Maracanã.
- Nome: Clube de Regatas do Flamengo
- Cidade: Rio de Janeiro
- Fundação: 15/11/1895 (*Fundado como clube de remo. O futebol só foi introduzido em 1911)
- Estádio: Maracanã
- Reforços: Santos, Pablo, Ayrton Lucas e Marinho
- Time-base: Santos; Pablo, David Luiz e Filipe Luís; Matheuzinho, Willian Arão, João Gomes, De Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Bruno Henrique.
Técnico: Paulo Sousa - História no Brasileirão (desde 1971): 51 participações. Melhor campanha: octacampeão (80, 82, 83, 87, 92, 09, 19 e 20)
- Colocação em 2021: 2º
Um dos três times mais ricos do Brasil na atualidade e que vem jogando o futebol mais envolvente em 2022. O Palmeiras, de Abel Ferreira, parece se tornar mais competitivo a cada ano que passa. Atual bicampeão da América, o time paulista chega ao Brasileirão com a mesma base de 2021, mas com um repertório diferente de jogadas que deixam o torcedor ainda mais animado.
A equipe que parecia ser mais reativa na temporada passada, hoje parte pra cima dos seus adversários com força, velocidade e entrosamento que encanta. Raphael Veiga é o grande nome do momento. Melhor jogador do país em atividade, o meia tem 11 gols no ano e sonha com um chamado de Tite para a Copa do Mundo. No ataque, os "baixinhos" Dudu e Rony movimentam-se tanto que não abriram espaço para que o recém contratado Rafael Navarro, destaque do Botafogo, tivesse chance de titularidade.
Um fator pode ser importante na briga pelo título do Brasileirão: como o time está acostumado e tem avançado constantemente nas fases decisivas da Libertadores nos últimos anos, a divisão de atenções pode comprometer o foco no torneio nacional.
- Nome: Sociedade Esportiva Palmeiras
- Cidade: São Paulo
- Fundação: 26/08/1914
- Estádio: Allianz Parque
- Reforços: Jaílson, Murilo, Atuesta e Rafael Navarro
- Time-base: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony.
- Técnico: Abel Ferreira
- História no Brasileirão (desde 1971): 48 participações. Melhor campanha: hexacampeão (72, 73, 93, 94, 16 e 18)
- Colocação em 2021: 3º