Grêmio e Inter duelaram 33 vezes em clássicos pelo Brasileirão em pontos corridos - desde 2003 - e tem o confronto marcado por absoluto equilíbrio. São 10 vitórias para cada lado e 13 empates em 11 edições do campeonato. Neste sábado (6), a partir das 19h, no Beira-Rio, o jogo da 30ª rodada e de número 434 será um novo capítulo na história da rivalidade centenária que foi decisiva na hora de afundar ou salvar um dos dois da zona de rebaixamento.
Justamente na primeira edição dos pontos corridos, em 2003, um Gre-Nal do segundo turno, no Estádio Beira-Rio, somou três pontos para o Grêmio que lutava contra o Z-4 no ano do centenário do clube. O gol de Christian, marcado em Clemer, em 12 de outubro daquele ano, ajudou o Tricolor a salvar-se do rebaixamento naquela temporada.
No ano seguinte, no entanto, o Colorado obteve duas vitórias e afundou ainda mais o time rival na zona de rebaixamento. No primeiro turno, o jogo de estreia de Fernandão teve o gol mil na história dos clássicos depois do 999 ser marcado pelo zagueiro Vinícius. No segundo turno, 3 a 1 para o Inter, com gols de Diego, Fernandão e Rodrigo Paulista. Os seis pontos que o Grêmio deixou de somar fizeram falta e a equipe disputou a segunda divisão de 2005.
Já em 2016, quando o rebaixado foi o Inter, a vitória gremista no primeiro turno, no Beira-Rio, por 1 a 0, também ajudou a piorar a situação do rival na tabela. O gol do Grêmio foi marcado por Douglas, porém ainda em uma rodada na primeira metade do campeonato, quando a pontuação não era tão ameaçadora. O duelo do returno terminou em 0 a 0, tirando dois pontos da soma colorada para ficar na primeira divisão.
O confronto mais recente terminou sem gols, em 10 de julho, na Arena, quando Felipão estreou pelo Tricolor. O empate em 0 a 0 é o resultado mais comum dos clássicos validos por esta competição desde 2003, com cinco ocorrências, seguidos de vitória do Inter por 1 a 0, com quatro repetições. As maiores goleadas são o 5 a 0 do Grêmio em 2015 e o 4 a 1 do Inter em 2008.
A novidade deste final de semana será a presença do público nas arquibancadas, algo que não acontece desde o primeiro clássico válido pela Libertadores, ainda antes da pandemia interromper as competições esportivas, em 12 de março de 2020.
O clássico dos detalhes
Dentro de campo, a vantagem é gremista quando olhamos para o saldo de gols: são 32 gols do Tricolor contra 29 do Colorado. Curiosamente, o Grêmio não aproveita o fator local tão bem quanto o Inter. O Colorado tem nove vitórias como mandante, enquanto o Tricolor tem seis. Nove dos 13 empates aconteceram em jogos com mando do Grêmio.
* Números do site oGol