Foi um típico Gre-Nal. Duas expulsões, seis cartões amarelos, faltas, confusões, empurra-empurra, boas jogadas ofensivas, muita marcação, 45 mil pessoas no Beira-Rio e um golaço. De Christian, para o Grêmio. Na tarde primaveril de 12 de outubro de 2003, de sol e temperatura agradável em Porto Alegre, o favoritismo do Inter foi atropelado por um Grêmio que até a 36ª rodada - em último lugar, com 30 pontos - talvez não tivesse se apresentado de maneira tão competente.
Com a vitória, a equipe comandada por Adilson Batista não deixou a lanterna, mas retomou a confiança e, ao fim, conseguiu permanecer na Série A. O Inter, que entrou na rodada em sexto, terminou o Brasileirão também em sexto, a apenas um ponto da vaga à Libertadores. De fato, o Grêmio se ajudou e também atrapalhou - muito - a arrancada final colorada.
Leia a série:
Em 2004, Inter venceu o Grêmio no Olímpico e praticamente rebaixou o rival
Em 2008, Inter goleou e tirou a liderança do Grêmio após 13 rodadas no Brasileirão
Em campo, o Grêmio foi superior e, desde o início, tirou proveito das oportunidades que criou. Após escanteio, a bola foi desviada de cabeça e sobrou livre para o ataque gremista, que concluiu no poste. Com Flávio, o Inter respondeu em uma cobrança de falta. Mas o primeiro tempo terminou com o Grêmio na frente. Aos 34 minutos, Christian recebeu passe de Cláudio Pitbull e bateu forte, alto, no ângulo esquerdo do goleiro Clemer para marcar um golaço. Grêmio 1 a 0.
Apesar da pressão colorada na etapa final, as chances mais claras foram tricolores devido aos contra-ataques. Enquanto o Inter buscava o empate e rondava a área gremista, Eduardo Martini, em grande atuação, defendia. Quando conseguia sair para o jogo, o Grêmio chegava fácil. Christian, duas vezes pela direita, chutou cruzado. A primeira, para fora. A segunda, na trave de Clemer. No rebote, Pitbull não conseguiu aproveitar e chutou fraco, nas mãos do goleiro adversário.
A vitória gremista prejudou diretamente o objetivo colorado de conquistar uma vaga à Libertadores de 2004. Após a 36ª rodada, a equipe caiu da sexta para a sétima posição, com 57 pontos. Já o Grêmio, que seguiu na lanterna com 33, escapou do rebaixamento ao fim da competição. Foram três pontos valiosos para o lado azul, que literalmente passou por cima do momento e do favoritismo vermelhos.
Ficha técnica da partida:
INTER
Clemer; Wilson, Sangaletti, Vinícius e Edu Silva; Claiton, Gavilán, Flávio (Élder Granja) e Daniel Carvalho (Jefferson Feijão); Diego e Nilmar.
Técnico: Muricy Ramalho.
GRÊMIO
Eduardo Martini; Anderson Lima, Adriano, Baloy e Gilberto; Leanderson, Gavião, Tinga e Caio (Carlos Miguel); Cláudio Pitbull (Marcelinho) e Christian (Élton).
Técnico: Adilson Batista.
Árbitro: Heber Roberto Lopes.
Assistentes: Roberto Braatz e Rogério Rolim.
Cartões amarelos: Claiton, Gavilán, Diego e Vinícius (Inter); Cláudio Pitbull e Leanderson (Grêmio).
Cartões vermelhos: Sangaletti (Inter) e Anderson Lima (Grêmio).
Gol: Christian (34 minutos do primeiro tempo).
Público total: 45.442 pessoas.
Renda: R$ 413.635,00.
» Veja bares para assistir ao Gre-Nal em Porto Alegre
» RBSTV transmite o jogo às 17h
Nilmar disputa a bola com o zagueiro gremista Baloy
Foto: Fernando Gomes
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção de Craques
Monte sua seleção de craques do Brasileirão 2011 e compartilhe com os seus amigos. Escolha jogadores, o técnico e também o esquema tático