Existe uma máxima no futebol gaúcho de que o Gre-Nal arruma casa. Mas, às vezes, ele pode bagunçar a estrutura de Grêmio ou Inter dependendo do resultado. O certo é que, se algum dos times está em má fase, o clássico poderá servir como uma retomada, assim como pode mergulhar o rival em uma crise.
Para comprovar essa tese, GZH elencou oito Gre-Nais que arrumaram ou bagunçaram a casa nos últimos anos. Confira:
2003 – Inter 0x1 Grêmio
O Grêmio era lanterna e brigava para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro quando teve de enfrentar o maior rival, no Beira-Rio, pela 36ª rodada da competição, em 12 de outubro de 2003. O favoritismo era todo do Inter, sexto colocado, mas o Tricolor conseguiu vencer por 1 a 0, gol de Christian, e embalou rumo à permanência na elite.
2004 – Grêmio 1x3 Inter
Se no ano anterior o Gre-Nal havia salvado o Grêmio, em 23 de outubro de 2004 o clássico afundou o Tricolor. No Olímpico, o Inter venceu o maior rival por 3 a 1, pela 37ª rodada do Brasileirão, e afundou o Grêmio na zona de rebaixamento. Para piorar, foram arremessados objetos no gramado e um torcedor invadiu o campo. Assim, o Tricolor acabou punido com a perda de mandos de campo e precisou jogar em Pelotas e Erechim. No final do ano, foi rebaixado à Série B.
2007 – Inter 0x2 Grêmio
O jogo seguinte à perda do título da Libertadores para o Boca Juniors foi um Gre-Nal. Na quarta-feira, 20 de junho, o Grêmio foi derrotado em casa por 2 a 0 para os argentinos. Quatro dias depois, no domingo, 24 de junho, o Tricolor foi ao Beira-Rio para "arrumar a casa" e conseguiu, ao derrotar o maior rival por 2 a 0, com gols de Lúcio e Diego Souza.
2008 – Inter 4x1 Grêmio
Em 2008, o Grêmio estava forte na briga pelo título brasileiro. Na 27ª rodada, porém, sofreu um duro golpe. O Inter aplicou uma goleada de 4 a 1 no maior rival, com gols de D'Alessandro, Alex, Índio e Nilmar — Tcheco descontou para o Tricolor, em 28 de setembro. A derrota no clássico foi um duro golpe na equipe comandada por Celso Roth, que foi ultrapassada pelo São Paulo e acabou o campeonato na segunda posição.
2011 – Grêmio 2x3 Inter
Os dois clubes haviam sido eliminados da Libertadores nas oitavas de final e precisam do título gaúcho para arrumarem a casa. Depois de perder por 3 a 2 para o maior rival no Beira-Rio, o Inter comandado por Paulo Roberto Falcão devolveu o resultado no Olímpico e, nos pênaltis, garantiu a conquista do Estadual em 15 de maio. A taça deu um respiro para Falcão e encaminhou a saída de Renato Portaluppi, que estava em sua primeira passagem no comando gremista.
2014 – Grêmio 4x1 Inter
O Grêmio não vencia há nove Gre-Nais e precisava de um triunfo no clássico para amenizar o momento ruim da equipe. Naquele ano, o clube havia demitido Enderson Moreira e contratado Felipão para comandar o time. Nada melhor do que um Gre-Nal para arrumar a casa. A vitória por 4 a 1, em 9 de novembro, sobre o maior rival, foi o grande feito tricolor na temporada, já que encerrou o Brasileirão apenas em sétimo.
2016 – Inter 0x1 Grêmio
No ano do rebaixamento do Inter, um Gre-Nal em 3 de julho ajudou a bagunçar a casa colorada. O time comandado por Argel Fucks até iniciou bem o Campeonato Brasileiro, mas precisou lidar com uma sequência de maus resultados, um deles uma derrota por 1 a 0 para o maior rival no Beira-Rio, no clássico que ficou conhecido como o "Gre-Nal do Trator", devido a um áudio vazado de Argel falando que iria "passar o trator" no Grêmio. O único com do jogo foi marcado por Douglas.
2018 – Grêmio 0x0 Inter
Era apenas a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas o Inter entrava em campo no clássico para arrumar a casa. O técnico Odair Hellmann estava com o cargo a perigo após eliminações no Gauchão e na Copa do Brasil e, não perder para o maior rival, na Arena, era fundamental para as ambições coloradas. O jogo terminou empatado em 0 a 0 naquele 12 de maio, Odair foi mantido no cargo e fez boa campanha no Brasileirão, terminando em terceiro, uma posição à frente do Grêmio.