O Grêmio aposta boa parte das suas fichas em uma vitória no Gre-Nal para escapar do rebaixamento. A crença tricolor é de que um resultado positivo no Beira-Rio no sábado (6) deve motivar a equipe a conquistar os pontos necessários para a permanência na Série A do Brasileirão. Internamente, a direção trabalha com o "número mágico" de 44 pontos.
Para atingir a meta, será necessário conquistar seis vitórias (ou cinco vitórias e três empates) em 10 jogos. A direção não revela publicamente a projeção de pontuação, mas a aposta será em vencer o Gre-Nal para embalar rumo à permanência na Série A. Um parâmetro do clube é o que ocorreu em 2003, quando a equipe treinada por Adílson Batista venceu o rival por 1 a 0 no Beira-Rio e acabou evitando a queda.
Além do clássico, o Tricolor terá pela frente cinco jogos em casa (contra Fluminense, Bragantino, São Paulo, Flamengo e Atlético-MG), uma partida fora contra o já virtualmente rebaixado Chapecoense, um confronto direto fora contra o Bahia e dois jogos difíceis fora, contra América-MG e Corinthians.
A sequência de jogos em casa tem algumas peculiaridades que aumentam a confiança do Grêmio. O jogo contra o Bragantino, por exemplo, será no dia 16 de novembro, quatro dias antes da final da Copa Sul-Americana, que será disputada em Montevidéu entre o time paulista e o Athletico-PR. A tendência é de que o adversário atue com time reserva.
Além disso, o Tricolor tem a informação extraoficial de que a partida atrasada contra o Flamengo será disputada no dia 1º de dezembro, quatro dias depois da final da Copa Libertadores, que será entre a equipe carioca e o Palmeiras, também em Montevidéu. Logo, existe a possibilidade de o adversário estar na chamada "ressaca" do título, ou então desmobilizado por uma eventual derrota.
Por fim, a última rodada será contra o líder Atlético-MG, que provavelmente já estará com o título garantido matematicamente. Não que, por isso, o Grêmio acredite que essas partidas serão fáceis. Porém, a confiança é de que os jogos finais do Brasileirão podem não ser tão complicados como a primeira análise sugere.
Veja quais são os 10 jogos restantes do Grêmio*:
06/11: Inter (F)
09/11: Fluminense (C)
13/11: América-MG (F)
16/11: Bragantino (C)
20/11: Chapecoense (F)
São Paulo (C)
Bahia (F)
Corinthians (F)
Flamengo (C)
Atlético-MG (C)
*Os últimos cinco jogos ainda não tiveram as suas datas confirmadas pela CBF.