O primeiro turno do Campeonato Brasileiro está chegando ao fim, e a dupla Gre-Nal luta por objetivos distintos na tabela. Enquanto o Inter tenta se aproximar do G-6, o Grêmio briga para deixar a zona de rebaixamento. Há, no entanto, uma estatística que aproxima os dois: a dos pênaltis marcados a seu favor.
Após 17 rodadas, o Inter é o time que mais teve pênaltis no Brasileirão. Foram seis para os colorados, todos convertidos. O aproveitamento também é o melhor do campeonato entre as equipes que tiveram quatro ou mais penalidades. Edenilson foi o responsável executar todas as batidas, contra Sport, Bahia, Ceará, Palmeiras, Corinthians e Athletico-PR.
O Grêmio é o segundo neste ranking, ao lado de Santos e Fortaleza. Cada um teve quatro cobranças — por média, o Tricolor fica em segundo, já que disputou uma rodada a menos do que paulistas e cearenses. Os gaúchos também empatam com o Santos no aproveitamento, com três gols convertidos e uma cobrança desperdiçada. O Fortaleza tem o pior rendimento do campeonato, com três erros e um acerto.
Os gols do Grêmio na marca da cal foram anotados por Pinares, diante do Fluminense, e por Borja, contra Chapecoense e Cuiabá. O erro foi de Diego Souza, contra o Fortaleza — na mesma partida, Gabriel Chapecó defendeu chute de Pikachu.
Apenas três times não tiveram penalidades: Palmeiras, Bragantino e Cuiabá.
Abaixo, confira o ranking:
- Inter: 6 (6 convertidos)
- Grêmio: 4 (3 convertidos, 1 errado)
- Santos: 4 (3 convertidos, 1 errado)
- Fortaleza: 4 (1 convertido, 3 errados)
- Corinthians: 3 (2 convertidos, 1 errado)
- Chapecoense: 3 (3 convertidos)
- Atlético-MG: 3 (3 convertidos)
- Juventude: 2 (2 convertidos)
- Sport: 2 (2 convertidos)
- Atlético-GO: 2 (2 convertidos)
- Fluminense: 2 (1 convertido, 1 errado)
- América-MG: 2 (1 convertido, 1 errado)
- Flamengo: 1 (1 convertido)
- São Paulo: 1 (1 convertido)
- Athletico-PR: 1 (1 convertido)
- Bahia: 1 (1 convertido)
- Ceará: 1 (1 convertido)
- Palmeiras, Bragantino Cuiabá: nenhum