Os campeonatos estaduais podem servir de parâmetro para o restante da temporada? Passadas nove rodadas — embora muitos clubes tenham partidas atrasadas por realizar — fica difícil chegar a um diagnóstico analisando a classificação do Brasileirão. Há campeões locais que estão em alta, dentro da zona de classificação à Libertadores, mas também existem equipes que vivem uma fase nada animadora após a conquista regional, caso do Grêmio, que ocupa a lanterna da competição e acaba de demitir o técnico Tiago Nunes.
Em alta
O Atlético-MG conquistou o bicampeonato mineiro sobre o América-MG. Sob o comando de Cuca, a equipe ocupa a quarta colocação do Brasileirão, com 16 pontos conquistados. Destaque dentro de campo para o meia Nacho Fernández e o atacante Hulk. Surpresa neste início de Séria A, o Fortaleza, vencedor do Cearense, teve três vitórias nas primeiras três rodadas, com direito a goleada de 5 a 1 no Inter. Embora tenha perdido pontos nos últimos compromissos, o time do treinador Juan Pablo Vojvoda está na quinta posição, com 15.
Meio de tabela
O Flamengo venceu os últimos três estaduais do Rio de Janeiro. Em 2021, bateu o rival Fluminense na decisão. No entanto, o início de Brasileirão não tem sido condizente com a expectativa do torcida rubro-negra. O clube é apenas o 10º colocado na tabela, com 12 pontos. Mesmo com dois jogos a menos do que a maioria dos adversários, o trabalho de Rogério Ceni segue sem ser unanimidade.
Em baixa
Observando a situação de Cuiabá, Grêmio e São Paulo, é possível perceber que o título estadual não garante a permanência dos treinadores por muito tempo. Apenas Hernán Crespo, da equipe paulista, segue empregado. O São Paulo, que voltou a vencer o Paulistão depois de 16 anos, é o primeiro dentro da zona de rebaixamento, com cinco pontos.
Em 18º está o Cuiabá, com 4. O clube, estreante na Série A, demitiu o comandante Alberto Valentin logo após a primeira rodada do Brasileirão, apenas seis dias depois da conquista do Mato-Grossense.
Dos times que começaram a temporada com o título estadual, nenhum teve pior início de Brasileirão do que o Grêmio. Com sete jogos disputados, o Tricolor soma apenas dois pontos e ocupa a lanterna da competição. A sequência de maus resultados culminou com a demissão do técnico Tiago Nunes, que não chegou a completar três meses no cargo.
Em andamento
Dos campeonatos estaduais que contam com clubes da Série A do Brasileirão, o Paranaense é o único que ainda não foi finalizado. Por conta do acúmulo de jogos, a competição ainda não tem datas definidas. Por lá, o Athletico-PR, de ótima campanha na Série A — segundo colocado por pontos, com 19, é líder por aproveitamento — disputa a semifinal contra o Cascavel. O vencedor enfrenta quem levar a melhor no confronto entre Operário e Londrina.