As campanhas de Grêmio e Inter são parecidas até nos mínimos detalhes. Mais do que vizinhas de tabela, as gurias das duas equipes somam os mesmos 24 pontos e saldo de gol empatado em dois. O Gre-Nal deste domingo (20) começa às 20h30min, no Beira-Rio, e valerá o desempate na tabela do Brasileirão feminino. Os 90 minutos determinarão qual das duas equipes faz a melhor mescla entre juventude e experiência.
Quem for derrotado pode cair até a sétima colocação. Quem vencer pode assumir a terceira posição e conseguir uma adversária com menos pontos na próxima fase, para qual a Dupla já está classificada. A situação mostra os resultados da permanência de Patrícia Gusmão como técnica do Tricolor e de Maurício Salgado treinando o colorado, ambos desde 2019 no cargo.
— Diferentemente do masculino com muitas trocas, se aposta na continuidade e isso é bom. Atualmente ambos têm o grupo na mão, tiram o máximo da equipe e também é fazem trabalhos muito nivelados — analisa a comentarista o Grupo Globo Cintia Barlem.
Em setembro de 2020, no Brasileirão que foi paralisado pela pandemia, Inter e Grêmio se enfrentaram pela primeira vez na elite do futebol nacional em um duelo que valia o terceiro lugar na tabela. O Colorado venceu, e ficou na posição nas seis rodadas que restavam, enquanto o Tricolor quase saiu da zona de classificação, mas terminou em sétimo. O Tricolor entra em campo pela revanche a para garantir um chaveamento melhor nas quartas de final.
— Quanto mais alto na tabela, melhor o confronto da fase seguinte, isso conta bastante. E essa briga direta aumenta com a rivalidade Gre-Nal, que hoje está muito equilibrada mas que pode determinar quem pegará um adversário do bloco de baixo das classificadas — complementa Cintia.
O último duelo foi no Gauchão, em dezembro. O Inter foi bi-campeão vencendo por 2 a 1 e ampliando uma invencibilidade que já dura nove clássicos. Tanto no Estadual quanto no Brasileirão, as gurias que sobem das categorias de base de Dupla têm roubado o protagonismo do time principal. O Colorado é atual campeão nacional sub-16 e vice do sub-18, enquanto o Grêmio tem jogadoras frequentando a seleção da categoria.
— As duas equipes estão muito niveladas. O Inter tem mais jogadoras desde a base no clube do que o Grêmio, que observa e capta atletas de fora também a cada ano. É difícil dizer quem aproveita melhor as atletas criadas — opina Milena Piana, setorista de futebol feminino de base no site Empório do Futebol Feminino.
Pelo lado o Grêmio, a gaúcha de Farroupilha Rafa Levis, 18 anos, fez a base na Chapecoense e veio para o Tricolor ao final de 2019. Era meia e virou atacante, é uma das principais ameaças do ataque gremista. Gisseli, 19, e Pati Maldaner, 18, são os destaques na defesa. Já pelo Colorado, a lateral Belinha, 19, e a polivalente Isa Haas, 20 , são os destaques na defesa. A dupla Mileninha e a uruguaia Wendy, contratada este ano, ambas com 18 anos, garantem a juventude do ataque ao lado da experiente Fabi Simões.
— As categorias de base treinam com o time principal há anos, isso facilita que os técnicos acompanhem mais de perto. Algumas outras jogadoras ainda saíram direto da base para outros times brasileiros e estão sendo protagonistas, mas o aproveitamento, na minha visão, é bem feito — argumenta Milena.
Ambas equipes já estão classificadas para as quartas de final da Série A1. A colocação na tabela de classificação definirá quem será o adversário e chaveamento no mata-mata. Assim, o duelo encaminha a permanência entre as quatro primeiras da tabela, já que o Santos, terceiro colocado, também tem os mesmos 24 pontos que a Dupla.
O Colorado deve ser escalado pelo técnico Mauricio Salgado com Vivi, Leidi, a capitã Bruna Benites, Sorriso e Ari; Juliana, Djeni e Mari Pires; Fabi Simões, Mileninha e Shashá. O Tricolor chega como desafiante com Raíssa; Vitória Kaíssa, Andreia (ou Pati Maldaner), Andressa e Gisseli; Tchula, Maiara e Pri Back; Jane Tavares, Rafa Levis e Laís Estevam, escolhidas e comandadas por Patrícia Gusmão.
Inter e Grêmio se enfrentam neste domingo (20), às 20h30min, no Estádio Beira-Rio, pela décima quinta e penúltima rodada da primeira fase do Brasileirão Feminino.