As pratas da Dupla voltarão a jogar a partir desta semana, com o retorno de duas competições importantes do calendário das categorias de base dos times brasileiros. Primeiro, nesta terça-feira (4), o Inter vai a Minas Gerais enfrentar o Tupi pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Depois, na sexta-feira e no sábado, tem início o Brasileirão Sub-17, que conta também com o Grêmio.
Na Copa do Brasil Sub-20, dois times gaúchos marcam presença: Inter e São José. A classificação levou em conta o Estadual de 2019, em que o Grêmio acabou eliminado nas semis e não garantiu uma vaga no torneio. Como não foi realizado o Gauchão da categoria no ano passado, a CBF manteve o critério, e as equipes garantidas no ano anterior. Assim, o Tricolor ficou sem vaga na competição.
O torneio, inclusive, já teve a primeira fase disputada no início de março. Porém, as disputas das oitavas foram adiadas por conta do agravamento da pandemia do coronavírus no período. Agora, a competição será retomada nas oitavas de final, com os dois gaúchos ainda vivos.
O Inter eliminou o Jacyobá, de Alagoas, na fase inicial, com uma goleada de 8 a 0 em jogo único. Agora, enfrenta o Tupi em duelos de ida e volta. Já o São José fez 5 a 1 no Nacional, do Amazonas, e terá pela frente o Botafogo nesta segunda etapa da competição.
A previsão da CBF é de que o torneio siga até 20 de junho, data da final, sempre em duelos de ida e volta. Assim, a Copa do Brasil terminaria uma semana antes do início do Brasileirão Sub-20, para dar continuidade ao calendário da categoria na temporada.
No Campeonato Brasileiro, que vai de 27 de junho a 21 de novembro, os 20 clubes se enfrentam na primeira fase. Os oito primeiros avançam às quartas de final, com confrontos entre 1º e 8º, 2º e 7º, 3º e 6º, além do 4º contra o 5º. Os vencedores seguem para semifinais e final. Os confrontos são todos de ida e volta.
Mas, antes disso, no próximo fim da semana, é a vez dos times sub-17 entrarem em ação. A equipe colorada estreia na sexta-feira (7), diante do Corinthians, no Parque São Jorge. Já o Tricolor encara o Bahia, no sábado (8), no Pituaçu.
A competição é dividida em dois grupos, ambos com 10 times cada. A primeira fase terá nove jogos, para que as equipes enfrentem todos os rivais do grupo. Os quatro primeiros de cada chave avançam às quartas de final. O primeiro de cada grupo enfrentará o quarto da outra chave, assim como o segundo pega o terceiro colocado. As equipes de melhor campanha decidem em casa.
Os classificados avançam às semifinais e, depois, à grande decisão — sempre em confrontos de ida e volta. A final está prevista para o dia 14 de agosto, apenas três dias antes do início da Copa do Brasil Sub-17, que ocorrerá de 17 de agosto até 16 de novembro.
Entre essas competições, também ocorrerá o Brasileirão de Aspirantes, previsto para 10 de junho a 24 de outubro. Ainda não há tabela definida, nem mesmo os participantes. Na temporada passada, o Inter optou por não disputar o campeonato. Neste ano, novamente ficará de fora. O Grêmio, em contrapartida, deverá jogar.
Encerram o calendário brasileiro de base as chamadas supercopas do Brasil, tanto sub-17 quanto sub-20. Assim como nos profissionais, o campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil da categoria se enfrentam para ver quem fica com o troféu. Ambas ocorrerão em 15 de dezembro.
Essas são as competições de base confirmadas para 2021, com um calendário bem mais enxuto do que de costume, em razão da pandemia. Há promessa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) aos clubes de que será realizado o Gauchão Sub-20, mas ainda não foi estipulada uma data para a realização do torneio.
Confira o calendário da base em 2021:
- Copa do Brasil Sub-20: 10/3 a 20/6 (9 datas)
- Brasileiro Sub-17: 7/5 a 14/8 (15 datas)
- Brasileiro de Aspirantes: 10/6 a 24/10 (18 datas)
- Brasileiro Sub-20: 27/6 a 21/11 (25 datas)
- Copa do Brasil Sub-17: 17/8 a 16/11 (9 datas)
- Copa do Nordeste Sub-20: 29/9 a 4/12 (9 datas)
- Supercopa do Brasil Sub-17: 15/12 (1 data)
- Supercopa do Brasil Sub-20: 15/12 (1 data)