Com seus jogadores em greve e a escalação de um time de garotos para evitar o WO, o São Caetano sofreu neste sábado (24) a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro da Série D. O Azulão levou 9 a 0 do Pelotas, no estádio Anacleto Campanella, pelo Grupo A8, em duelo válido pela nona rodada.
O resultado incomum supera os 9 a 1 do Plácido de Castro-AC em cima do Vila Aurora-MT pela Série D de 2011 e se torna o maior massacre da quarta divisão nacional desde sua criação, em 2009. Esta é a segunda maior goleada da história do Pelotas-RS, atrás apenas dos 10 a 0 contra o Internacional de Santa Maria, pelo Campeonato Gaúcho de 1951. Na atual temporada, pela sétima rodada, o Mirassol impôs 8 a 0 em cima do Nacional de Rolândia-PR. Mas não esperava ter seu recorde quebrado em tão pouco tempo.
Apesar do momento importante na Série D, Ricardo Colbachini, técnico do Pelotas, comemorou a vitória, mas se solidarizou com os colegas do clube adversário pela situação em que estão passando.
— Fico satisfeito com o resultado, com a nossa campanha e com a entrega do grupo e companheiros de comissão e gestão do clube. Gostaria que ninguém precisasse passar por isso no futebol brasileiro, mas a nossa forma para demonstrar respeito aos colegas adversários e a instituição São Caetano foi executar no jogo exatamente o que nos preparamos pra fazer, indiferentemente de qualquer situação adversa. Espero que, em breve, possam superar este tipo de situação — afirmou o treinador.
O desastre é também o maior sofrido pelo time paulista, que no início dos anos 2000 chegou a ser a sensação do futebol brasileiro ao ser vice-campeão brasileiro, vice-campeão da Copa Libertadores e campeão paulista. Mesmo em crise, há duas semanas, o time sagrou-se campeão paulista da Série A2 e garantiu sua presença no Paulistão 2021.
O vexame se justifica por uma crise política iniciada ano passado, que acarretou dívidas do clube e foi agravada na sexta-feira (23) quando jogadores, comissão técnica e funcionários cruzaram os braços e entraram em greve. Os atletas estão sem receber salários, direitos de imagem e prêmios desde maio.
Para evitar o WO, a diretoria mandou a campo um time de garotos da base. E foi massacrado pelo Pelotas, que levou o jogo a sério. O primeiro tempo terminou 6 a 0. Marcão, Itaqui e Ariel marcaram dois gols cada, com o placar sendo completado por Ramires, Matheus Santana e Tata.
O São Caetano é o lanterna do Grupo A8, com cinco pontos, enquanto o Pelotas chegou aos 15 pontos e divide a liderança com o Joinville, que fez 1 a 0 em cima do Tubarão, e com o Novorizontino, que só vai estar em campo domingo (25) diante do São Luiz, em Ijuí (RS).
A rodada
Além dos sete jogos deste sábado, a rodada terá mais 20 no domingo, três na segunda e outro na terça-feira (27). O Gama continua sendo o time de melhor campanha, chegando aos 25 pontos no Grupo A6 depois de golear o Palmas-TO, por 6 a 1.