A CBF definiu 9 de agosto como data para o começo do Campeonato Brasileiro. A proposta da entidade visa cumprir o cronograma para encerrar o calendário de 2020 no máximo até o final de fevereiro de 2021.
Faltando pouco mais de um mês para a data planejada para o começo da Série A, porém, apenas um estadual, o Carioca, recomeçou. GaúchaZH mostra como está a situação em cada estado e também os clubes que disputarão a primeira divisão do Brasileirão. Confira:
CEARÁ
Campeonato Cearense
A competição foi paralisada a quatro datas do final (uma pela fase classificatória, uma pela semifinal e duas pelas finais). Não estão agendadas as partidas, e os clubes estudam disputá-las até mesmo fora do Ceará.
Ceará — Foi o primeiro nordestino a retornar os treinos, em 1º de junho. O técnico Guto Ferreira assumiu a equipe durante a pandemia.
Fortaleza — Completou quatro semanas de treinos presenciais em seu CT, em Maracanaú, vizinha à capital.
PERNAMBUCO
Campeonato Pernambucano
Foi interrompido antes da última rodada da fase classificatória, com cinco datas ainda no calendário. Não há definição para o retorno.
Sport — O clube só tem autorização para treinos técnicos e físicos, em pequenos grupos.
BAHIA
Campeonato Baiano
Parou a duas rodadas do final da fase de grupos.Faltam seis datas para acabar, e não há oficialização de retorno.
Bahia — Os jogadores voltaram aos treinos em 16 de junho. Na última semana, fez sua primeira atividade tática.
GOIÁS
Campeonato Goiano
Foi paralisado a duas rodadas do final da fase de grupos, faltando ainda quatro datas para os mata-matas. Não há previsão de retorno.
Atlético-GO — Voltou a treinar em maio, mas no final de junho foi proibido de trabalhar em seu CT. Desde terça, mudou-se para Trindade, vizinha a Goiânia. O time tem novo técnico: Vagner Mancini.
Goiás — Também voltou em maio e passou a treinar em Trindade com o decreto municipal que proibiu as atividades por 14 dias.
MINAS GERAIS
Campeonato Mineiro
Suspenso quando faltavam duas rodadas para o final da fase de grupos. Restam ainda duas partidas de semifinal e duas de final, mas ainda sem datas.
Atlético-MG — Sob comando de Jorge Sampaoli, treina há sete semanas na Cidade do Galo. O clube foi um dos que mais contrataram no período, com destaque para Marrony, do Vasco, Keno (ex-Palmeiras) e Junior Alonso (ex-Boca Jrs e Lille).
RIO DE JANEIRO
Campeonato Carioca
Em meio a polêmicas, o Estadual recomeçou com portões fechados e protocolos sanitários. Tem mais quatro datas pela frente, mas podem ser reduzidas a duas se o Flamengo vencer o segundo turno (para isso, basta ganhar a semifinal e a final da Taça Rio).
Botafogo — fez parte do grupo de resistência, e só voltou a treinar em 20 de junho, pouco antes do recomeço do Carioca. O time jogou duas partidas e se classificou para as semifinais da Taça Rio.
Flamengo — Protagonista da retomada, voltou aos treinos em 21 de maio. Disputou duas partidas e está a duas vitórias do título estadual.
Fluminense — Seu retorno aos treinos ocorreu em 19 de junho e teve como novidade a volta do centroavante Fred.
Vasco — Aliado do Flamengo, voltou aos treinos em 3 de junho. Teve 16 jogadores diagnosticados com covid-19. Perdeu o atacante Marrony. Foi eliminado da Taça Rio.
SÃO PAULO
Campeonato Paulista
Foi interrompido a duas rodadas do final da fase classificatória. Teria mais jogo único nas quartas e semifinal e a decisão (ida e volta), totalizando seis datas. Clubes e federação ainda discutem protocolo de retorno, mas é ponto pacífico que será sem torcida.
Corinthians — Retornou aos treinos na quarta. Em junho, 21 jogadores testaram positivo para covid-19. Anunciou a volta do centroavante Jô, melhor jogador do Brasileirão 2017. Vagner Love deixou o clube.
Palmeiras — Na volta, anunciou que um jogador tem covid-19. Ele está assintomático e foi afastado das atividades. Ao todo, cinco atletas testaram positivo. Dudu, principal nome do time, tem propostas do Exterior.
São Paulo — Após uma semana de testes, os jogadores voltaram a treinar na quarta. O clube perdeu o atacante Antony, vendido ao Ajax, mas recuperou o extrema Paulinho Bóia e o centroavante Gonzalo Carneiro.
Santos — Retomou as atividades na quarta após a testagem dos atletas. Perdeu o zagueiro Aguilar.
RB Bragantino — Depois de reiniciar os treinos em junho e parar devido a um acordo com a federação, recomeçou as atividades na quarta, com os demais paulistas.
PARANÁ
Campeonato Paranaense
Inicialmente previsto para recomeçar em 15 de julho, deve ser adiado em razão de medidas restritiva. A competição foi interompida nas quartas de final, faltando seis jogos para o fim.
Athletico-PR — Como seu CT é na capital, está proibido de fazer atividades. Há mais de uma semana não divulga imagens nem informações.
Coritiba — Treinava em Colombo (próxima à capital) até a última semana, quando o decreto estadual proibiu atividades físicas em conjunto.
RIO GRANDE DO SUL
Campeonato Gaúcho
Foi interrompido a três rodadas do fim da primeira fase do segundo turno. Faltam cinco ou sete datas (se o Caxias não vencer o returno) para o encerramento. Não há data para o retorno. As partidas preveem portões fechados e medidas de segurança sanitária a todos os participantes do evento.
Grêmio — Voltou a treinar em 5 de maio, mas desde então só tem permissão para trabalhos individuais. Diego Souza testou positivo para o coronavírus, mas já treina normalmente. Perdeu o lateral-esquerdo Caio Henrique, chamado pelo Atlético de Madrid. Sem contratações.
Inter — Voltou a treinar em 5 de maio, mas só para atividades individuais. Quatro jogadores foram contaminados e estão afastados das atividades no CT. Perdeu o centroavante Gustavo, vendido ao Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, e contratou por empréstimo o zagueiro/volante Matheus Jussa (Oeste-SP).