O ano de 2019 pode entrar para a história do Cruzeiro negativamente. Apesar de ter sido campeão do Campeonato Mineiro derrotando seu principal adversário, o Atlético-MG, na final, em todas as outras competições o clube fracassou.
Na Libertadores, foi eliminado em pleno Mineirão para o River Plate. Na Copa do Brasil, perdeu os dois jogos da semifinal para o Inter. No Brasileirão, talvez esteja vivendo seu pior momento no campeonato. Atualmente, é o 18ª colocado no torneio nacional, com 18 pontos, atrás de clubes como CSA, Fortaleza e Ceará.
Pensando em um possível rebaixamento cruzeirense, alguns jogadores devem sair do clube em 2020 e a dupla Gre-Nal pode aproveitar alguns deles no mercado de transferências em janeiro do ano que vem. As principais carências da Dupla são laterais, jogadores de meio-campo e peças no ataque.
Nomes experientes como Thiago Neves e Edilson podem deixar a Toca da Raposa, mas jovens com potencial também podem ser opções. Para o comentarista da TV Globo em Minas Gerais, Bob Faria, o elenco cruzeirense tem jogadores com qualidade.
— Thiago Neves, Edilson e Léo são nomes consolidados que, em um outro contexto, podem voltar a apresentar um bom futebol — afirmou o comentarista.
Segundo Tiago Mattar, setorista do Cruzeiro no site SuperEsportes, o camisa 10 do Cruzeiro e o lateral-direito realmente surgem como nomes para deixarem o clube no próximo ano.
— Edilson não vem atuando com o Rogério Ceni e o Thiago está com a imagem desgastada, mas acho que ele deve ir para o eixo Rio-São Paulo. Talvez uma volta ao Fluminense ou uma ida ao Corinthians.
Dos jogadores mais jovens, dois atacantes surgem como alternativas: Sassá e David. O primeiro não foi nem relacionado para o jogo entre Cruzeiro e Flamengo no último sábado. O outro é um dos principais alvos da torcida cruzeirense e saiu vaiado no última partida.
— O Cruzeiro investiu muito no David, então ele só deve sair se o clube for agraciado com uma quantia financeira. Já o Sassá realmente deve deixar o clube. No começo de 2018, o clube, inclusive, o ofereceu para o Grêmio na troca pelo Edilson — lembrou Tiago Mattar.
A realidade é que o clube mineiro não está bem financeiramente e, para disputar as competições no próximo ano, terá de passar por reformulação. O elenco cruzeirense possui jogadores com uma média de idade muito alta e precisará se rejuvenescer para brigar por algo maior em 2020.