A partir de agora, você terá dicas de Cartola FC no GaúchaZH! Para a sexta rodada do Brasileirão, as apostas para o fantasy game são, principalmente, os jogadores do Flamengo. Por atuar em casa contra uma equipe predominantemente reserva do Athletico-PR — que encara o River Plate pela decisão da Recopa Sul-Americana no meio da semana — a equipe comandada por Abel Braga tem boas chances de garantir um bom desempenho e ajudar os cartoleiros a mitar.
A rodada também terá uma novidade: a partir do acerto entre Palmeiras e Globo, os jogadores do clube paulista já podem ser escalados.
Confira as nossas sugestões
Goleiros
Fábio (Cruzeiro)
Preço: 9,96 cartoletas
O Cruzeiro precisa se recuperar da largada ruim no Brasileirão, e nada melhor do que iniciar a sua reação em uma partida em casa, contra a Chapecoense. Para isso, a experiência de Fábio será fundamental. Em quatro jogos no torneio (ele não atuou na goleada de 4 a 1 sofrida para o Fluminense), ele tem seis defesas difíceis e uma defesa de pênalti. Além disso, o time catarinense tem apenas cinco gols marcados e só um fora de casa. Por isso, a chance de somar os cinco pontos por não sofrer gols é grande.
Tadeu (Goiás)
Preço: 13,13 cartoletas
Ainda que o Goiás jogue fora de casa, são boas as chances de Tadeu pontuar bem. O CSA precisa ir em busca de gols dentro de casa para escapar da zona de rebaixamento. Porém, o time alagoano tem o pior ataque do Brasileirão, com apenas um gol marcado — o que pode ajudar o goleiro do Goiás a assegurar os cinco pontos por não sofrer gol. Na competição, são sete defesas difíceis e um pênalti defendido.
Zagueiros
Dedé (Cruzeiro)
Preço: 14,94 cartoletas
O zagueiro de melhor média nas cinco primeiras rodadas do Cartola FC é uma escolha bastante óbvia para essa rodada. Com dois gols e oito roubadas de bola nestas primeiras partidas, Dedé aparece bem defensiva e ofensivamente. Assim, tem chance de somar os cinco pontos por não sofrer gols, assim como pode marcar e garantir mais oito.
Geromel (Grêmio)
Preço: 12,48 cartoletas
Zagueiro com ótimas médias no Cartola FC historicamente, Geromel terá pela frente a missão de ajudar o Grêmio a estancar os problemas em sua defesa. Diferentemente de Dedé, ele dificilmente marca gols. Como vantagem, porém, está o fato de somar boas pontuações mesmo quando o seu time sofre gol. Em quatro jogos neste Brasileirão, tem 13 roubadas de bola. Também leva poucos cartões amarelos.
Rodrigo Caio (Flamengo)
Preço: 7,17 cartoletas
O Flamengo receberá o Athletico-PR quase todo reserva no Maracanã. Assim, a equipe de Abel Braga pode levar vantagem. Ou seja, nada mais lógico do que escalar o seu principal zagueiro no Cartola. Rodrigo Caio tem cinco roubadas de bola e quatro finalizações para fora em três jogos no Brasileirão.
Laterais
Fagner (Corinthians)
Preço: 12,78 cartoletas
O Corinthians de Fagner sofreu apenas quatro gols neste Brasileirão. No domingo, recebe o São Paulo no Itaquerão e deverá ter o lateral da Seleção Brasileira entre os titulares. Em quatro jogos no torneio, são 10 roubadas de bola e uma assistência, com a ótima média de 8,42 pontos.
Nino Paraíba (Bahia)
Preço: 11,93 cartoletas
Conhecido dos cartoleiros, Nino Paraíba fez boas pontuações no fantasy em outras temporadas pela Ponte Preta. Agora no Bahia, ele pode ser uma boa aposta para a quinta rodada. Jogando em casa, o time do técnico Roger Machado recebe o Fluminense e pode garantir cinco pontos por não sofrer gols. Ainda tem uma assistência e sete roubadas de bola em quatro jogos.
Meio-campo
Arrascaeta (Flamengo)
Preço: 11,37 cartoletas
Contra os reservas do Athletico-PR, o Flamengo tem a chance de confirmar a vitória e fazer muitos gols no Maracanã. Por isso, o uruguaio Arrascaeta é uma boa opção. Com um gol no Brasileirão, ele pode além de pontuar bem garantir cartoletas a quem o escalar, já que fez apenas 0,5 ponto na rodada passada.
Carlos Sánchez (Santos)
Preço: 12,31 cartoletas
O Santos encara o Inter no domingo, na Vila Belmiro. Sem Moledo e Dourado, lesionados, o time de Odair Hellmann deverá enfrentar mais dificuldades defensivas do que o normal. Por isso, o pequenino Soteldo aparece como uma boa opção nesta rodada. Em cinco jogos no Brasileirão, ele tem um gol, uma finalização na trave e cinco chutes defendidos.
Gregore (Bahia)
Preço: 12,55 cartoletas
O Bahia recebe o Fluminense na Fonte Nova, no domingo. Se quiser vencer, terá de roubar a bola do time comandado por Fernando Diniz, um dos que mantêm mais a posse neste Brasileirão. Para isso, ninguém melhor do que Gregore, o líder em roubadas de bola no campeonato — já são 25, oito a mais do que o segundo, que é Márcio Araújo, da Chapecoense.
Ralf (Corinthians)
Preço: 9,6 cartoletas
Clássico é jogo disputado. Não deve ser diferente em Corinthians e São Paulo. Por isso, a tendência é de muita disputa no meio-campo. Nesse quesito, Ralf é um dos principais nomes do time de Fábio Carille. ele pode garantir uma boa pontuação com roubadas de bola (13 em cinco jogos) e até mesmo por faltas sofridas (10 neste campeonato).
Atacantes
Gabriel (Flamengo) — DICA DE CAPITÃO*
Preço: 19,82 cartoletas
Sim, o Flamengo é a grande aposta da rodada. Por jogar em casa contra um Athletico-PR predominantemente reserva, Gabriel Barbosa é uma boa alternativa. Ele é o vice-artilheiro do time na temporada, com 10 gols em 19 jogos (média de 0,53), e vem de uma pontuação baixa, o que pode significar uma boa valorização.
*Gabigol passou a ser dúvida para o jogo. Assim, a situação mais lógica é a substituição por ser parceiro de ataque, Bruno Henrique.
Everton (Grêmio)
Preço: 16,97 cartoletas
Convocado para a Copa América pelo técnico Tite, Everton é o grande destaque do Grêmio neste início ruim da equipe no Brasileirão. Em cinco partida, fez três gols e garantiu uma média de 6,46 pontos no Cartola FC. Na Arena, contra o Atlético-MG, é a chance de Cebolinha ajudar o Tricolor gaúcho a decolar na competição.
Rodrygo (Santos)
Preço: 19,9 cartoletas
Tem a melhor média no Cartola FC entre os atacantes que devem atuar nesta rodada (12,97). Em três jogos, Rodrygo tem um gol, duas assistências e oito roubadas de bola. Dentro de casa, o Santos costuma marcar muitos gols, e o Inter ainda não engrenou jogando longe do Beira-Rio.
Técnicos:
Mano Menezes (Cruzeiro)
Preço: 9,27 cartoletas
Em 15º no Brasileirão, chegou a hora de o Cruzeiro começar a se recuperar. Contra a Chape, em casa, é uma oportunidade interessante para os comandados de Mano Menezes não levarem gols (e cada um garantir cinco pontos por isso) e ainda marcar, o que pode render ao técnico uma boa pontuação.
Abel Braga (Flamengo)
Preço: 10,53 cartoletas
O Flamengo, assim como o técnico Abel Braga, gostam de ir ao ataque. Contra os reservas do Athletico-PR e com Bruno Henrique e Gabriel Barbosa no ataque, as chances de o time balançar as redes — mais de uma vez — são altas. Por isso, nesta rodada Abel deverá estar em muitos times.
QUEM NÃO ESCALAR
Marcinho (Fortaleza)
Preço: 9,73 cartoletas
O atacante que pertence ao Inter foi o melhor do Cartola FC na rodada passada, com dois gols e uma assistências. Sua equipe, o Fortaleza, joga em casa contra o lanterna Vasco. Pode até parecer uma boa aposta. Mas, como o campeonato ainda está no início, é uma boa hora para somar cartoletas. Por isso, Marcinho não é a melhor opção. Como atingiu 23,20 pontos na partida passada, a tendência é de que desvalorize bastante, mesmo que pontue bem.
Alex Santana (Botafogo)
Preço: 9,25 cartoletas
O meia com passagem pelo Inter vem sendo importante nesta temporada do Botafogo e já tem dois gols em quatro jogos pelo Brasileirão. Porém, contra a boa defesa do Palmeiras, Alex Santana não é uma aposta das mais inteligentes.
Víctor Cuesta (Inter)
Preço: 12,66 cartoletas
O zagueiro argentino do Inter costuma pontuar bem no Cartola FC. No entanto, enfrentar o Santos na Vila Belmiro é sempre difícil. Para a defesa colorada, não tomar gol será ainda mais difícil sem o volante Rodrigo Dourado e o companheiro de Cuesta na zaga, Rodrigo Moledo, que estão lesionados.
Victor (Atlético-MG)
Preço: 7,27 cartoletas
O experiente goleiro do Galo foi bem na última rodada, o que por si só já seria um bom motivo para não escalá-lo — levando em conta o sistema de valorização dos jogadores no CartolaFC. Mas, contra o Grêmio, fora de casa, é ainda mais arriscado ter Victor no seu time.