Entre os 20 clubes do próximo Brasileirão, 19 já disputaram partidas oficiais nesta temporada. Os estaduais e a Copa do Nordeste começaram em janeiro, enquanto Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana iniciaram este mês. Apenas uma equipe ainda não utilizou seus titulares em 2019: o Athletico-PR.
Na quarta-feira (13), o Furacão fez o primeiro amistoso oficial do ano, contra o General Díaz, do Paraguai, e venceu por 2 a 1. Nikão e o centroavante argentino Marco Ruben marcaram na Arena da Baixada. No Campeonato Paranaense, que teve início em 19 de janeiro, o Athletico optou por mandar a campo o grupo sub-23, que tem inclusive outro treinador.
No primeiro turno, encerrado no final de semana, o Athletico terminou em quinto do Grupo A e não chegou às semifinais. Ainda assim, o planejamento deve ser mantido para o returno e, até o início do Brasileirão, o time principal só deve jogar pela Libertadores – estreia em 5 de março, contra o Tolima, na Colômbia.
A projeção é que até o fim de maio o Furacão tenha disputado cerca de 14 partidas com seu time principal, enquanto os demais participantes da Série A já devem ter superado a casa dos 20 jogos.