O Paraná é o primeiro time matematicamente rebaixado no Brasileirão 2018. A queda já era virtual e foi confirmada com o desfecho da 32ª rodada nesta segunda-feira (05). Isso porque o Sport venceu o Ceará por 1 a 0 em jogo realizado na Ilha do Retiro e não pode mais ser alcançado pelo lanterna da competição.
O gol de Gabriel contra os cearenses colocou o time pernambucano com 36 pontos na primeira posição fora do Z-4. Com 18 pontos conquistados, mesmo vencendo as últimas seis partidas o Paraná conseguiria no máximo igualar a pontuação do Sport, mas ficaria em desvantagem em relação ao número de vitórias.
Em 32 partidas, os paranaenses venceram apenas três jogos, empataram nove e perderam 20. Fizeram somente 14 gols e sofreram 51, o que representa um saldo negativo de 37. A queda do Paraná para a Série B de 2019 é confirmada com um aproveitamento de 18,8%.
Com o fechamento da rodada, os outros três times que completam a zona de rebaixamento são Chapecoense, América-MG e Vitória, todos com 34 pontos.