Faltando apenas seis rodadas para o final do Brasileirão, o Palmeiras parece caminhar a passadas seguras para levantar mais um caneco nacional. O trabalho regular de Roger Machado deixou um campo fértil para que Luis Felipe Scolari botasse suas ideias de futebol e levasse o Verdão ao topo da tabela.
Sempre nos perguntamos "O que faz um time ser campeão nos pontos corridos?" Será o melhor ataque? A defesa mais sólida? O craque do campeonato? O melhor elenco? O técnico mais estrategista? O estádio mais alçapão? Uma mistura de tudo isso? Talvez todas as respostas não consigam explicar com exatidão.
Por isso, recorremos a alguns índices de performance para fazer uma leitura mais profunda sobre o desempenho dos times e tentar assim jogar luz sobre fatos que ocorrem em campo. Nesse sentido, a OPTA, uma das maiores empresas de análises de futebol do mundo, criou um índice chamado de PPDA (Passes allowed per defensive action). Em português, Passes permitidos por ações defensivas.
NÃO BASTA SER BOM, TEM QUE SER INTENSO
O PPDA mede a intensidade defensiva dos times com uma fórmula que junta algumas ações defensivas a partir do momento que se perde a bola e o adversário tem a posse. Até recuperar de volta. E recuperações no campo médio e ofensivo: as ações medidas devem acontecer nos últimos 40m de campo.
Peguei a fórmula da OPTA e coloquei os dados do Brasileirão para descobrir que time tem sido mais intenso defensivamente até a rodada 32. E surpresa: o Flamengo (antes de Barbieri, agora de Dorival Jr.) é o time mais intenso na defesa do campeonato. Seguido por Bahia, Grêmio e Vitória.
Mas aí você diz: "Mas nenhum desses times super intensos lidera o campeonato!" E de fato, o Palmeiras aparece apenas como oitavo time mais intenso defensivamente. Como então o Porco do Parque Antártica é o grande favorito ao título?
SOLIDEZ DEFENSIVA: A FORÇA DE UM CAMPEÃO
Quem me acompanha no Twitter já viu os índices que criei para medir eficiência ofensiva e solidez defensiva. Os Índices WP e DFENS estão bem explicadinhos aqui neste post. E a última parcial medida, mostra ao Palmeiras liderando como a melhor defesa do campeonato (posto que já foi do Flamengo, São Paulo e Internacional).
Bom, se vemos que o Palmeiras tem a melhor defesa, é isso que importa, correto? Sim, é muito difícil fazer gols no time de Felipão. E podemos ir mais a fundo nesse sentido, trazendo o PPDA para nos ajudar nessa leitura.
Se a gente cruzar o PPDA de cada time do Brasileirão com a média de passes do adversário necessária para sofrer um gol, o ouro aparece. O time do Palmeiras consegue ser o mais intenso e protegido do campeonato, na média (veja gráfico abaixo). Em um grupo onde também figuram Grêmio, Internacional, Flamengo e em menos quantidade, o São Paulo.
Todos times que em algum momento tiveram chance de liderar ou vencer o campeonato.
No cruzamento dos dados, dividi os times em quadrantes para ter uma leitura mais específica. E vemos que o mais importante para fugir do rebaixamento também é se defender com intensidade.
Ou seja: para levantar o caneco ou evitar o descenso, o caminho se chama intensidade defensiva.