Inter e Grêmio se enfrentam neste domingo (9), às 16h, no Beira-Rio, em clássico de número 417. Como em qualquer Gre-Nal, o confronto é encarado como um "campeonato à parte" tanto pelos jogadores quanto pelos torcedores gremistas e colorados. Porém, a partida, válida pela 24ª rodada do Brasileirão, é de extrema importância para a sequência das equipes no campeonato nacional.
Dono da casa, o Colorado entrará em campo para manter a liderança da competição, alcançada na vitória sobre o Flamengo. Com os mesmos 46 pontos do vice-líder São Paulo, o Inter depende apenas de si para seguir na primeira colocação. Já o Grêmio, está em quinto lugar, com 41 pontos. Uma vitória pode não só servir para destronar o time de Odair, como também fazer o Tricolor voltar ao G-4 e ainda brigar pelo título.
Antes de a bola rolar, o discurso é de paz. Ambas equipes pregam respeito dentro e fora de campo. Pensando nisso, a Brigada Militar preparou um esquema de segurança para amenizar qualquer clima de tensão entre os torcedores. Serão 500 policiais fazendo o monitoramento. A previsão é de mais de 40 mil pessoas. Todos os ingressos estão esgotados para o confronto.