Gre-Nal já é disputadíssimo independentemente da fase dos times e das competições. No entanto, o clássico de número 417 tem um aspecto especial se compararmos com outros jogos deste século. O Inter, atual líder do Brasileirão, encarando o Grêmio, dentro do G-6 e atual campeão da Libertadores. Pode-se dizer que o confronto entre eles neste domingo, no Beira-Rio, é o que reúne os clubes em grande fase ao mesmo tempo.
No século 21, já foram realizados 72 Gre-Nais. Se forem destacados apenas os clássicos pelo Campeonato Brasileiro. Em três oportunidades, houve um confronto que colocou frente a frente Grêmio e Inter em boas fases. A mais recente foi em 2010. Na oportunidade, no Olímpico, o Grêmio, sétimo colocado, vinha de resultados positivos sob comando de Renato Portaluppi. O time brigava para não cair até a chegada do treinador, mas terminou na zona de classificação à Libertadores. Já o Inter, quinto na tabela, era o atual campeão da Libertadores e se preparava para o Mundial de Clubes. O Gre-Nal acabou com o placar de 2 a 2.
Outro clássico relevante neste levantamento foi em 2008. O Grêmio, então líder do Brasileirão, enfrentou o time do Inter, que não estava bem no campeonato (era 11º colocado), mas que seria campeão da Copa Sul-Americana meses depois. No Beira-Rio, deu vitória colorada por 4 a 1.
Por fim, pelo Brasileirão de 2006, o Grêmio recebeu o Inter no Olímpico pela 33ª rodada. O Tricolor voltava à Série A em grande estilo: aparecia na quarta colocação. Porém, tinha pela frente o Inter, vice-líder e atual campeão da América. Com o placar de 1 a 0, o time colorado venceu.