Com a parada do futebol brasileiro para a Copa do Mundo, os clubes ganharam a chance de planejar seus próximos movimentos no mercado de transferências. Por enquanto, o maior número das transações foi de saída para o Exterior. Das principais equipes do país, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo e Palmeiras foram os clubes que se reforçaram com nomes de maior repercussão para o retorno do Brasileirão.
Em quantidade, o Atlético-MG é o clube que mais se movimentou no mercado. Os mineiros contrataram seis reforços: Yimmi Chará (atacante, ex-Atlético Junior de Barranquilla-COL), Denílson (atacante, ex-Vitória), David Terans (meia, ex-Danubio-URU), José Welison (volante, ex-Vitória), Edinho (atacante, ex-Fortaleza) e Leandrinho (atacante, ex-Napoli-ITA).
Com as saídas de Balbuena e Sidcley, o Corinthians trouxe dois reforços da Europa: o centroavante Jonathas, ex-Hannover-ALE, e o lateral-esquerdo Danilo Avelar, ex-Torino-ITA. Nos próximos dias, também deve confirmar o lateral-direito Michel Macedo, que estava na Espanha.
Como ainda espera uma definição pelo futuro de Paolo Guerrero, que pode sair nesta janela, o Flamengo está no mercado em busca de atacantes. Até o momento, o clube carioca já anunciou o equatoriano Fernando Uribe, ex-Toluca-MEX. O holândes Babel, do Besiktas-TUR, também negocia com a direção flamenguista.
Liberado do contrato com o Fluminense pela Justiça do Trabalho, Gustavo Scarpa assinou novamente com o Palmeiras e será reforço para Roger Machado. Além do meia, a equipe paulista também contratou por empréstimo o zagueiro Nico Freire, do Zwolle-HOL). Vitinho, revelado na base palmeirense, voltou do Barcelona e está à disposição.
Até o momento, a dupla Gre-Nal contratou apenas um jogador cada. O Grêmio comprou Marinho, do Changchung Yatai, enquanto o Inter anunciou a chegada de Martín Sarrafiore.