Com uma presença sempre forte nos clubes que passou, Ernando sofreu um susto no último ano. O zagueiro, que chegou a atuar em média 40 partidas a cada temporada, precisou se ausentar dos gramados após fortes dores na coluna.
Ao realizar exames para verificar a origem do problema, veio a notícia ruim: o zagueiro precisaria operar uma hérnia de disco e ficar longe de suas atividades por um período. Tal fato aconteceu em outubro de 2017 e apenas na estreia do Brasileirão deste ano Ernando conseguiu retornar aos gramados, conforme falou em entrevista.
Passei por uma cirurgia delicada. Foi um caso que não é comum entre atletas profissionais, uma cirurgia na coluna. Fiquei muito preocupado como seria a volta, mas o tratamento foi muito bom. Foram seis meses até voltar a realizar 90 minutos na partida contra o América.
O zagueiro ainda fez questão de destacar que, embora esteja satisfeito em voltar a atuar, a felicidade não é completa pelos resultados obtidos pelo Sport na competição:
— Não estou mais feliz porque a vitória ainda não veio, mas espero estar melhorando meu desempenho individual e ajudando no coletivo. Estou confiante.
Para tentar se recuperar no Brasileirão, o Sport viaja para enfrentar o Paraná. Apesar da recém-chegada de Claudinei Oliveira, que assumiu esta semana o lugar que era de Nelsinho Baptista, Ernando acredita que o time pernambucano tem chances de sair com a vitória do confronto.
— Agora, temos um treinador novo com uma filosofia diferente. Foi pouco tempo que tivemos com ele, mas vamos procurar nos adaptar rapidamente. Estamos com a mentalidade positiva do último jogo e teremos poucas mudanças na equipe.