Desde criança, me encanta buscar padrões e explicações através de números. Ao ler o jornal na infância, as matérias recheadas com estatísticas, gráficos e tabelas eram as que mais prendiam minha atenção. Numa época em que obter informações não era tão simples quanto hoje, me distraía durante as noites atualizando as tabelas e montando estatísticas dos mais variados campeonatos.
Com o avanço da internet, a minha distração de outrora se tornou algo despropositado: com poucos cliques em um smartfone, conseguimos visualizar a classificação de qualquer campeonato de futebol. Ainda assim me faço perguntas cujas respostas geralmente não são encontradas na mídia. Por exemplo, sabemos que o Corinthians fez o melhor primeiro turno da história dos campeonatos brasileiros de pontos corridos, mas será que o time paulista obteve o melhor desempenho em quaisquer 19 rodadas seguidas do campeonato?
Leia mais:
Alexandre Sebben: Lajeadense estará na Série A do Brasileirão em 2026
Gilberto Jasper: que os árbitros de futebol cumpram a regra
Eduardo Gabardo: Copa do Mundo não tem zebra
Para respondermos a essa pergunta, precisaríamos comparar 301 tabelas de classificações, considerando 5.746 jogos. Numa calculadora de mão, seria necessário algo na ordem de 420 mil toques para completar a tarefa. Em vez de investir tempo para responder apenas essa pergunta, escrevi um programa de computador que forneça essa e muitas outras informações sobre o Brasileirão de pontos corridos. Com poucas linhas de programação, é possível encontrar respostas para os mais diversos questionamentos sobre os números desta competição.
A melhor campanha em 19 rodadas dentro do Brasileiro de pontos corridos ocorreu em 2003, quando o Cruzeiro acumulou 48 pontos entre as rodadas 29 e 46. A campanha do Corinthians deste ano foi a segunda melhor na história, empatada com a do Cruzeiro em 2013 (entre as rodadas 8 e 25). Se o Timão vencer a Chapecoense no dia 23, ele fará 49 pontos entre as rodadas 2 e 20 deste ano, passando a campanha do Cruzeiro de 2003. Além disso, terá uma vantagem de 11 pontos sobre o segundo colocado. Apenas em quatro edições tal diferença foi obtida e nunca o time que a conseguiu deixou de ganhar o título.
Em 2008, o São Paulo estava 11 pontos atrás do Grêmio na 20º rodada, mas o tricolor paulista era o quinto colocado na tabela. A maior diferença que o time gaúcho obteve sobre o segundo colocado enquanto era líder foi de seis pontos, quase a metade da vantagem que o Corinthians poderá abrir neste ano.