Não bastasse as poucas ocasiões de gol nas partidas, a ineficácia acomete o Avaí. Os três gols anotados em oito jogos é um número explícito na classificação da Série A e reflexo de outros que apontam o Leão descalibrado diante de balizas adversárias. O conjunto azurra tem a menor quantidade de finalizações e aproveita mal as oportunidades que produz ao longo das partidas.
São 77 finalizações do Avaí até agora, de acordo com o Footstats, site especializado em estatísticas. A quantidade é a mesma do Corinthians, que desponta na briga pelo topo do Brasileirão. Porém, o aproveitamento de chances explica o contraste na classificação. Enquanto o Timão manda na direção do gol 42,8% delas, o Leão acerta apenas 24,6%. Este é o pior aproveitamento entre os 20 times.
A equipe azurra tem ainda a menor quantidade de finalizações corretas da competição, com 19 arremates. O segundo pior é o Atlético-PR, com 26, também o segundo menor percentual de acerto, 29,9%. Já nas conclusões erradas, o Avaí é o 11º, com 58 – está entre o São Paulo (59) e Bahia (57). Das finalizações certas, nove foram dentro da área e 10 em arremates de longe.
O Leão acerta uma finalização na direção em gol a cada quatro que tem no jogo. E precisa de 25,6 para que uma encontre o fundo das redes. O dilema azul é encontrar o caminho entre concluir mais para tentar acertar ou ser mais eficiente nas poucas chances que tem.