O Grêmio voltou a vencer um Gre-Nal no Beira-Rio após quatro anos como triunfo por 1 a 0, neste domingo, pelo Brasileirão. E o jogo foi marcado pelos três pontos azuis e pela novidade do horário: o horário das 11h foi aproveitado pelos torcedores que foram ao jogo. Veja abaixo os 10 momentos que marcaram a partida.
Leia mais:
Analistas de arbitragem avaliam lances que causaram reclamação no Gre-Nal
Diogo Olivier: a vitória do Grêmio foi o triunfo do jogo com a bola no pé
Desenho Tático: a movimentação do falso nove esteve na origem do gol que decidiu o Gre-Nal
1) Famílias na torcida
Antes mesmo do apito inicial, o Gre-Nal já tinha a sua marca: a presença de famílias nas arquibancadas do Beira-Rio. O horário das 11h foi aprovado com louvor pelos torcedores, e mais de 40 mil pessoas acompanharam o clássico.
2) Começo melhor do Grêmio
Os primeiros minutos de jogo foram de domínio gremista. Mais encaixado e entrosado, o time de Roger ficou com a bola no início, mesmo sem conseguir criar grandes chances. Já o Inter sofreu com a falta de proposta de jogo.
3) Inter equilibra as ações
Depois de um começo atabalhoado, o Inter conseguiu deixar o jogo igual a partir dos 10 minutos. O time se encontrou e, mesmo sem chegar à frente com muito perigo, pelo menos não sofria mais na defesa e conseguia ter a bola sob seu domínio.
4) Douglas aproveita falha de Muriel e faz 1 a 0
O jogo era igual até os 19 minutos. Aí Sasha errou no ataque, o Grêmio saiu rápido no contra-ataque e abriu o placar com Douglas: Luan lançou Everton, que chutou fraco. Muriel, porém, errou na defesa e deu rebote para o meia da área, e o veterano camisa 10 apareceu para completar.
5) Argel muda o Inter
Pouco depois do gol, Fernando Bob levou cartão amarelo por falta perigosa em Everton. Foi a senha para Argel mexer no Inter: o técnico tirou o volante e mandou para o jogo Gustavo Ferrareis, voltando ao esquema com dois volantes e três meias, utilizado em grande parte do Brasileirão.
6) Sequência de escanteios no segundo tempo
Com a mudança no esquema, o Inter voltou melhor para o segundo tempo. Mas não conseguia entrar na área: o máximo que o time de Argel teve foi uma sequência de escanteios nos minutos iniciais, quase todos cavados por Vitinho.
7) A melhor chance colorada
A pressão do Inter quase deu resultado aos 14 minutos: primeiro, Vitinho entrou a dribles na área, mas o chute saiu prensado. Na sequência, a bola sobrou para Paulão, que passou pela marcação e chutou na saída de Grohe, à esquerda do gol.
8) Roger se resguarda
Roger Machado reagiu e reforçou a defesa gremista no Beira-Rio. Ramiro entrou no lugar de Jaílson, cansado após grande atuação, e protegeu o meio-campo. Com Pedro Rocha na vaga de Everton, outro de grande desempenho, o Grêmio quase marcou o segundo com Luan.
9) Inter falha na busca pelo empate
Os minutos finais foram de ainda mais pressão do Inter. E Rodrigo Dourado e Anderson tiveram, no mesmo lance, grandes chances para empatar: Valdívia cobrou escanteio da esquerda e a bola passou livre pela área, com os dois colorados errando na hora de empurrá-la para a rede.
10) Festa com o trator
O apito final foi a senha para os jogadores do Grêmio comemorarem a vitória. Edílson puxou a festa com a torcida levando a bandeira de escanteio – a mesma que Sasha usou na final do Gauchão, em provocação ao Tricolor –, e os jogadores falaram que o "trator" colorado (em referência ao áudio vazado de Argel) havia estragado.
*ZHESPORTES