A partida valia muito pouco. Ao Corinthians, campeão brasileiro há duas rodadas, estava em jogo a busca por alguns recordes e a manutenção da invencibilidade de dez jogos. Já o Sport, sem mais chances de chegar ao G-4, jogava por sua dignidade, uma despedida honrosa diante da torcida em 2015 e...a chance de carimbar as faixas do Timão.
Foi isso que o Leão fez na Arena Pernambuco. Superior do começo ao fim, a equipe da casa venceu por 2 a 0, com gols do zagueiro Matheus Ferraz e do atacante André. Repleto de reservas, o time alvinegro nem de longe pareceu aquele que encantou, faturou o campeonato com sobras e ainda goleou o rival São Paulo na última semana.
Os donos da casa também não foram primorosos, mas apresentaram o suficiente para não sofrerem sustos. O goleiro Danilo Fernandes foi pouquíssimo acionado e o único susto que sofreu foi aos 44 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Edu Dracena quase marcou após bate e rebate na área.
Além da falta de motivação, os comandados de Tite mostraram um pouco de desorganização. Por dentro, diferentemente de como está habituado a jogar, Jadson não rendeu como pode. Vagner Love também esteve abaixo do esperado, e aqueles que poderiam aproveitar a chance para mostrar trabalho estiveram apagados, casos de Cristian e Danilo, por exemplo. Já do outro lado Diego Souza aproveitou o clima amistoso para dar dribles ousados e jogadas de efeito.
O Sport envolvia o adversário com troca de passes e chegadas pelas pontas. Em uma delas, após escanteio curto, Renê cruzou da intermediária, a defesa corintiana fez errado a linha de impedimento e três jogadores surgiram livres na cara de Walter. Matheus Ferraz era um deles e, de cabeça, mandou para a redes.
Nem mesmo atrás do placar o Timão acordou. As famosas e eficientes triangulações elaboradas por Tite não surgiram e a equipe trocava passes sem efeito. O castigo veio no fim. Marlone, impedido, cruzou rasteiro, e André anotou o segundo. Ao Sport, consolo neste fim de ano. Ao Corinthians, nada que abale a festa do hexa, que deve seguir domingo que vem, contra o Avaí, no "adeus" à Itaquera em 2015.
* Lancepress