Quando a fase é boa, a vitória aparece até em dia que a atuação não corresponde à altura. Aí que está a graça do futebol. E foi isto que aconteceu com o Flamengo, que derrotou o Cruzeiro por 2 a 0, no Maracanã. Foi a quinta vitória seguida do time de Oswaldo de Oliveira no Campeonato Brasileiro, mantendo os 100% de aproveitamento no returno e terminando a rodada no G-4, a 13 pontos do líder Corinthians.
Sem cinco titulares - Márcio Araújo, Canteros, Everton, Ederson e Guerrero -, o Flamengo foi dominado pelo Cruzeiro, muito bem na marcação no primeiro tempo. Os substitutos no time de Oswaldo de Oliveira, como era de se esperar, pecaram no entrosamento. As duas primeiras chances de gol foram para a equipe de Mano Menezes, aos 13 e 27 minutos, com Paulo André e Pará, respectivamente. Em ambos os casos, o goleiro Paulo Victor fez grande defesa para o rubro-negro.
O Flamengo pouco conseguiu criar, se valendo de lances isolados. E é justamente este ponto que faz a diferença para um time vencer mesmo não jogando tão bem. No último minuto antes do intervalo, Alan Patrick puxou o ataque pela esquerda, passou para Kayke na linha de fundo, que devolveu a bola na medida certa para o ex-meia do Inter estufar as redes, contando com um desvio em Paulo André no meio do caminho.
Oswaldo conseguiu equilibrar o Flamengo no intervalo. Do outro lado, Mano Menezes voltou com uma formação mais ofensiva em busca do resultado. Logo aos três minutos, Willian arriscou um chute direto e obrigou Paulo Victor se esticar para colocar a bola para fora. Aos 23 minutos, o Flamengo respondeu novamente e conseguiu garantir a vitória com outro belo gol. Alan Patrick cobrou escanteio, a zaga cruzeirense desviou e Luiz Antonio, de primeira, acertou o ângulo de Fábio.
Após quatro anos, o Flamengo voltou ao G-4 do Campeonato Brasileiro. A quinta vitória seguida da arrancada rubro-negra para chegar à Libertadores fez os mais de 43 mil torcedores pularem de alegria.
*LANCEPRESS