No duelo contra o clube de seu coração, o atacante atleticano Walter quase viu o Leão sair do caldeirão da Arena da Baixada com uma vitória. O Sport vencia por 1 a 0 até os 52 minutos do segundo tempo, masm na última bola, um escanteio, Vilches apareceu do nada para decretar o empate em 1 a 1. Resultado amargo para os pernambucanos, que ainda não sabem o que é vencer fora de casa neste Campeonato Brasileiro.
A bola até procurou Walter, que teve chances para marcar. Na melhor delas, aos 21 minutos do segundo tempo, o atacante finalizou dentro da área em cima do goleiro Danilo Fernandes. O Sport não se intimidou com o caldeirão armado pela torcida atleticana. Segurou as investidas iniciais do Furacão e, aos 15 minutos do primeiro tempo, Marlone estufou a rede de Weverton, completando a jogada individual de Diego Souza. O camisa 87 se livrou da marcação em uma jogada que combinou habilidade e raça.
A intenção do técnico Milton Mendes era jogar pelos lados do campo, com Walter enfiado pelo meio. Porém a marcação do Sport evitou que Nikão e Marcos Guilherme usassem as pontas. No intervalo, o treinador do Atlético-PR colocou Cryzan no lugar de Nikão e tirou o tímido Bruno Mota para promover a entrada de Barrientos.
As alterações transformaram o Atlético-PR em uma equipe mais agressiva, que encurralou o Sport em determinados momentos. Porém o time de Eduardo Baptista alcançou mais um estágio importante: a primeira vitória fora de casa. Um fator determinante para aquelas equipes que sonham com voos maiores em um campeonato de pontos corridos tão equilibrado, como o Brasileiro.
O Sport continuou jogando o seu futebol, com suas linhas de defesa e meio-campo bem armadas, e com Diego Souza e Marlone sempre espertos para ligarem um contra-ataque e aproveitarem a velocidade de André.
Nos minutos finais, o Furacão teve outra boa chance, mas o arremate de Barrientos após passe de Hernani parou na muralha Danilo Fernandes. Só que o muro cairia na cabeçada fatal de Vilches. No lance até mesmo o goleiro Weverton havia ido para a área.
O Sport é neste momento o quarto colocado, com 30 pontos, mas pode ser ultrapassado ainda neste domingo por Palmeiras, São Paulo e Grêmio. Na próxima quarta-feira o Leão terá uma parada duríssima: o Corinthians, em São Paulo. O Atlético-PR por sua vez, quinto colocado com 29 pontos, viaja ao Rio de Janeiro onde enfrenta no mesmo dia o Flamengo no Maracanã.
*LANCEPRESS